Automação industrial reforça segurança no trabalho, diz OMEGA™

Automação industrial reforça segurança no trabalho, diz OMEGA™

21.02.2017

NR-12 define regras para operação de máquinas e equipamentos

O Brasil registra mais de 400 mil acidentes de trabalho, com 3 mil vítimas fatais, a cada ano e a automação industrial é uma alternativa eficaz e acessível para reduzir os riscos e os índices de acidentes nas fábricas.

Além de um imperativo moral e ético, garantir a segurança do trabalho é uma prioridade estratégica para a indústria, uma vez que pode gerar enormes prejuízos operacionais e financeiros e comprometer a própria licença de operação de unidades produtivas.

Por exemplo, a NR-12, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho com força de lei, define as técnicas, procedimentos e medidas de proteção para operadores de máquinas e equipamentos.

A norma estabelece que a proteção seja por aplicação da “Falha Segura”, que é a capacidade dos dispositivos de segurança de colocar a máquina em um estado que impeça o seu descontrole, prevenindo incidentes ou acidentes.

Este processo de prevenção de acidentes por “Falha Segura” pode começar com a detecção eletrônica de eventuais falhas por meio de diversos tipos de sensores de segurança, que são conectados a relés, PLCs ou à própria rede industrial, segundo a categoria de risco de cada equipamento. Para chegar ao nível de proteção exigido para cada categoria de risco prevista pela NR-12, pode-se utilizar um arranjo eletrônico wifi cuja capacidade e confiabilidade deve ser maior segundo o risco (categoria b até categoria 4).

A OMEGA™ disponibiliza no Brasil alguns dos mais confiáveis sensores e relés que podem ser aplicados no setor de segurança, bem como sistemas de monitoramento eletrônico para partida, acionamento e parada de máquinas e equipamentos. Os produtos podem ser encontrados no site br.omega.com.

A aplicação destes equipamentos e sistemas da OMEGA™ conta com tecnologia wifi para garantir uma produtividade/disponibilidade ainda maior das máquinas, aumentar a vida útil, evitar custos indiretos por acidentes, entre outros benefícios.