Blockchain aplicado, computação visional e quântica são tendências para 2019

Blockchain aplicado, computação visional e quântica são tendências para 2019

31.01.2019

Em 2018, as inovações da Tesla e as polêmicas do Facebook pautaram as conversas sobre tecnologia no mundo, nesse ano, temas mais complexos devem se tornar termos comuns nos noticiários. Luiz Carvalho, CTO e fundador da Nexo Al,  enumerou as três maiores promessas para 2019:

Computação visional

Não é de hoje que pessoas usam máquinas para tentar replicar características humanas. O conceito de computação visional caminha justamente nessa estrada. Com o objetivo de reproduzir o olhar humano, a tecnologia alinha a visão com inteligência. O ano de 2019 será um divisor de águas para a ferramenta, que vai desde aprimoramentos em aplicações já usuais, como a identificação do rosto em celulares para desbloqueio, até o desenvolvimento de realidades virtuais complexas.

Blockchain aplicado a mercados tradicionais

O Blockchain desponta como uma das ferramentas que vai mudar os rumos do mercado de tecnologia. O recurso não se aplica apenas ao conceito de moedas digitais, existem muitos outros segmentos que se apropriam da inovação para revolucionar operações cotidianas e setores tradicionais da indústria, como saúde, política e recursos humanos, entre outros. Neste ano, as possibilidades do Blockchain serão melhor exploradas em outras áreas.

A Computação Quântica

O poder de processamento dos computadores vem crescendo exponencialmente. Dos 16 bits de 1995 às máquinas atuais, muita coisa mudou. O aumento da velocidade acelerou diagnósticos, transformou o mercado financeiro e incentivou importantes quebras de paradigmas. Em 2019, a IBM anunciou o primeiro computador quântico comercial da história. Esse equipamento executa cálculos mais velozes usando propriedades específicas da quântica. Por isso, os dispositivos conseguem resolver algoritmos complexos num tempo menor e oferecem inúmeras possibilidades, o que vai transformar completamente o setor computacional e a sociedade em geral.