BNDES revê índice de conteúdo nacional para credenciamento de fornecedores da indústria brasileira

BNDES revê índice de conteúdo  nacional para credenciamento de  fornecedores da indústria brasileira

06.09.2016

Medida busca evitar que empresas industriais fiquem desenquadradas das regras de financiamento por questões de efeitos cambiais 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou medida temporária que reduz de 60% para 50% o índice mínimo de nacionalização em valor exigido para o credenciamento de máquinas e equipamentos, sistemas industriais e componentes nas operações de crédito do Banco, denominado Credenciamento de Fornecedores Informatizado (CFI). 
A alteração, válida para todos os setores da indústria brasileira até 30 de junho de 2017, tem caráter conjuntural e transitório para fazer frente aos efeitos da variação cambial sobre aumento nos custos de produção do setor industrial. A atual redução do índice mínimo de conteúdo nacional busca evitar que empresas industriais fiquem desenquadradas das regras de financiamento por questões de efeitos cambiais. O índice mínimo de nacionalização em peso mantêm-se inalterado em 60%. 
A medida se insere no planejamento do BNDES de rever, de forma estrutural, a metodologia de cálculo do índice de nacionalização, tendo em conta a perspectiva da competitividade da indústria brasileira, e está alinhada a demandas apresentadas por entidades representativas do setor ao Banco. 
As normas completas para o credenciamento de máquinas, equipamentos, sistemas e componentes estão disponíveis Portal BNDES no link: http://bit.ly/2c7X9C7