Bruning Tecnometal tem economia de quase R$ 500 mil com lubrificante da FUCHS

Bruning Tecnometal tem economia de quase R$ 500 mil com lubrificante da FUCHS

11.01.2021

A Bruning Tecnometal enfrentava problemas no conjunto de engrenagens de uma de suas prensas mecânicas, a Calvi 630T. Fadiga por tensão de contato, em diversos pontos das engrenagens, sendo necessária a realização da troca do par engrenado. Este contratempo teve início em meados de 2009, quando o equipamento ainda era abastecido com um lubrificante CLP convencional.

A empresa buscou a DILUB que apontou a FUCHS Lubrificantes como solução definitiva. De acordo com o engenheiro de Aplicação da FUCHS Lubrificantes, Rogério Campos, a Bruning Tecnometal demandava um lubrificante com tecnologia de última geração, capaz de proteger as engrenagens e corrigir pequenas imperfeições, até a chegada de um novo par de engrenagens para a prensa. “Devido ao fato de que a empresa não tinha as engrenagens disponíveis em estoque, e à criticidade do equipamento para a produção, foram realizados estudos detalhados pela engenharia da Brunning em parceria com a distribuidora DILUB, e assim optaram por trocar a carga do óleo e colocar a máquina em operação enquanto aguardavam a chegada do novo conjunto de engrenagens”, explica o especialista. 

"Após a implantação do RENOLIN HIGH GEAR 460, os resultados foram surpreendentes: “Graças ao uso deste lubrificante, o conjunto de engrenagens que estava danificado foi recuperado e, após inspeção, trabalhou por mais 10 anos sem necessidade de troca. Isso representa um ganho de vida útil das engrenagens estimado em 120% ", destacou Gilmar de Oliveira, técnico em Engenharia de Manutenção da Bruning Tecnometal.