Cesar e Sebrae lançam programa

Cesar e Sebrae lançam programa

22.06.2018

A construção civil é um dos principais termômetros da economia, afinal ela emprega 13 milhões de pessoas no País, segundo o governo federal. Porém, resultados desanimadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 2,2% em comparação com o primeiro trimestre de 2017. Para Filipe Pessoa, executivo-chefe de empreendedorismo do CESAR - um dos principais centros de inovação do Brasil - uma das soluções apontadas para a retomada do crescimento do setor é investir em inovação.

Nessa linha, o CESAR, em parceria com o SEBRAE, lançou a Plataforma Integrada de Geração de Startups (PIGS). A ideia é ampliar a eficiência de geração de startups que tem como foco a construção civil. “Quase 10% do PIB nacional é referente a construção civil e, mesmo assim, é um dos setores que menos investe nas adoções de novas tecnologias. A necessidade de investir em inovação é essencial para esta retomada do País”, afirma Péricles Negromonte, analista do Sebrae que acompanha o projeto.

Para trazer mais eficiência ao processo de geração de startups, o CESAR desenhou uma plataforma em três momentos. O primeiro é o levantamento das oportunidades de inovação através de workshops, entrevistas e observações presenciais junto a representantes do setor de construção civil, o que fornecerá subsídios para a estruturação de briefings de inovação. Num segundo momento, serão realizadas uma série de atividades de exploração dos briefings, como hackathons, summer jobs e desafios para comunidade empreendedora, para gerar protótipos que atendam as oportunidades de inovação. No terceiro momento, serão identificadas e aceleradas cinco startups oriundas da fase de exploração, com investimento do CESAR, SEBRAE e investidores privados.