Chave de segurança AZM 300 da Schmersal tem três tipos diferentes de codificação

Chave de segurança AZM 300 da Schmersal tem três tipos diferentes de codificação
Chave de segurança AZM 300

21.05.2018

Dispositivo de segurança para aplicações universais, a chave de segurança AZM 300, da Schmersal, é usada em portas articuladas com fechamento tanto à esquerda como à direita e em portas corrediças. Com tecnologia RFID, a AZM 300 pode ser ligada em série e mantém a categoria de segurança 4 conforme ABNT NBR 14153.

Indicada para aplicação em máquinas de embalagem, de impressão e prensas, em processamento de madeira, em manuseio e tecnologia de montagem, nas indústrias alimentícia e farmacêutica,  possui três tipos diferentes de codificação, dependendo do modelo. O sensor RFID integrado detecta o atuador, possibilitando que o usuário codifique a chave para trabalhar exclusivamente.

Na versão básica, a chave trabalha com qualquer atuador. Na versão I1 é codificada uma única vez e este processo não pode se repetir. Já na versão I2, a codificação pode ser reaprendida quantas vezes for necessário, possibilitando a troca do atuador. “Pesquisas práticas e testes de campo têm demonstrado que muitos dispositivos de segurança estão sendo adulterados. Quando é usada uma chave de segurança individualmente codificada, não é possível excluir totalmente a adulteração, mas ela pode, pelo menos, se tornar mais difícil”, explica João Pedro Alvise, coordenador de produtos da Schmersal.

Proteção contra movimentos perigosos com inércia - Uma das características únicas da AZM 300 é o princípio operacional patenteado com eixo rotativo e manopla rotativa. Este princípio de operação oferece a vantagem de que a porta de proteção seja puxada até o final quando estiver se fechando e então seja mantida fechada. A chave de segurança pode ser usada como um anteparo, o que elimina a utilização de um batente de porta convencional. A retenção integrada assegura que a porta permaneça fechada e não abra sozinha após o destravamento da chave. A força de retenção pode ser facilmente aumentada de 25N para 50N, girando-se a manopla em 180°.