China tem desafio de mudar status na gestão de qualidade

China tem desafio de mudar status na gestão de qualidade

28.01.2021

A expansão da China nos impressiona com seu real crescimento no mercado global. Artigos e reportagens com especialistas na área da economia internacional apontam 2028 como o ano em que o país asiático se tornará a maior economia do planeta, independentemente dos impedimentos políticos que países como os Estados Unidos, por exemplo, tentam lhe imputar.

Embora ainda seja conhecida como uma nação que desenvolve produtos com baixo índice de qualidade e pouca confiabilidade, a China tem projetos que propõe a mudança desse status quo e a construção de uma nova imagem no mercado internacional. Se falarmos em termos de qualidade, o projeto Made in China 2025 é o bastião dessa grande mudança.

Notadamente, o mercado chinês tem dado atenção ao aprimoramento do controle de qualidade de seus produtos. Essa decisão tem como objetivo potencializar os negócios com mercados ultramar que, mais evoluídos em termos de qualidade, rejeitam maciçamente os produtos chineses devido à falta de atendimento aos requisitos contratados. 

Paralelamente ao controle de qualidade, a China investe na melhoria de seus processos produtivos e no tratamento de reclamação de clientes reduzindo custos de retrabalho e desperdícios associados. Muito embora seja o país que mais emite certificações de sistemas de gestão da qualidade no mundo, a China ainda apresenta práticas que trazem descrédito em termos de gestão da qualidade.

Desde 2020 a Qualyteam China oferece ao mercado chinês opções concretas de análise, avaliação e direcionamento técnico de sistemas de gestão da qualidade. Trabalhando em alinhamento com os objetivos propostos pelo governo chinês em relação à melhoria da qualidade (Made In China 2025), a companhia presta serviços de auditoria em fornecedores (Auditorias de 3a parte) e mentorias em gestão de processos para empresas chinesas que desejem atender ao mercado internacional.