Cobre ou alumínio: qual é o melhor para cabos elétricos?

Cobre ou alumínio: qual é o melhor para cabos elétricos?

03.07.2020

Cobre e alumínio são os mteriais condutores preferidos dos sistemas elétricos, o que faz da comparação entre ambos um exercício comum até mesmo entre profissionais do setor. Afinal, qual deles é o melhor para utilização em fios e cabos elétricos?

“Pode parecer um conceito básico e simplista, uma linha adotada por quem prefere não se posicionar, mas a melhor resposta é poder contar com ambos os metais”, explica Marcondes Takeda, gerente de produto do Grupo Prysmian no Brasil. 

“A realidade do mercado torna oportuna a utilização desses materiais em tantos cenários de instalação que um acaba complementando o outro, ou seja, quando o cobre se sairia melhor que o alumínio naquela aplicação e vice-versa”, completa Takeda.

A flexibilidade de escolha de material conforme o cenário de instalação, além do que é determinado pelas normas reguladoras nacionais e internacionais, mantém ambos em plena especificação nos mais variados projetos.

Áreas de aplicação

O fato de não existir uma melhor opção que atenda a todos os cenários não nos impede de conhecer onde cada metal é mais utilizado. As áreas de aplicação desses condutores são relativamente distintas e dependem principalmente da condutividade elétrica e das propriedades mecânicas.

Como regra geral, o cobre é usado como condutor elétrico para aplicações em que a minimização do volume é importante, como por exemplo no cabeamento em equipamentos elétricos. Já o alumínio é mais utilizado onde a minimização da massa é importante, como por exemplo nos cabos de transmissão aérea de energia.

“Minimizar o volume é fundamental para aplicações onde é preciso economizar espaço. O cobre se sai melhor nesse cenário porque implica em cabos de menor seção e diâmetro do que os de alumínio para uma mesma condutividade”, explica Takeda.