Com especialistas internacionais, OSRAM promove workshop sobre lâmpadas XBO para exibição de filmes

Com especialistas internacionais, OSRAM promove workshop sobre lâmpadas XBO para exibição de filmes

11.08.2017

A OSRAM, multinacional alemã do ramo de iluminação, iniciou o mês de agosto com um workshop dedicado a um de seus produtos mais notáveis: a lâmpada de descarga XBO, conhecida por ter revolucionado a indústria cinematográfica nos últimos 60 anos. As apresentações foram realizadas nos dias 1º e 2, no Cinemark do Shopping Market Place, na zona sul de São Paulo (SP), e contou com a presença de representantes do próprio Cinemark, das redes Arteplex, Arcoplex, Itaú Cinemas, Cinespaço e Playarte. 

Para detalhar as vantagens que fizeram da XBO um ícone na história do cinema, a OSRAM convidou dois especialistas internacionais de qualidade para discursar: o mexicano Gustavo Oseguera e o americano Ramon Charles-Harris, ambos gerentes de projeção da companhia, que tiraram dúvidas a respeito do manuseio e ajuste de lâmpadas em projetores, debateram o momento atual do mercado cinematográfico e suas tendências.

“A exibição de cinema está se reinventando, com o advento de novas tecnologias e recursos. Já existem até telas de 9 dimensões, capazes de gerar efeitos impensáveis quando a XBO foi criada, nos anos 50”, comenta Ricardo Leptich, presidente da empresa no Brasil. “Mas, a exemplo da indústria, a lâmpada segue em constante evolução e ainda é o que há de mais moderno para gerar a máxima qualidade de imagens. Com temperatura de cor de 6.000 K, a XBO oferece um elevado índice de reprodução de cores garantindo brilho intenso e de alta qualidade de imagem para filmes no formato 35mm ou com tecnologia digital, 3D”, acrescenta.

Criada com pioneirismo pela OSRAM, a XBO é uma lâmpada de descarga de alta eficiência utilizada para a projeção de filmes em grandes formatos. Foi a primeira a utilizar tecnologia xênon e possibilitou que os blockbusters de Hollywood fossem vistos em suas verdadeiras cores nas salas de exibição. Desde então, o produto teve sua potência constantemente aumentada e sempre permaneceu como uma das melhores opções em seu segmento, chegando a receber uma homenagem na cerimônia do Oscar, em 1983, com a entrega de uma estatueta honorária.