Comgás renova rede e faz novas expansões com tubos de polietileno

Comgás renova rede e faz novas expansões com tubos de polietileno

19.08.2019

Para beneficiar o maior número de pessoas em residências, comércios e indústrias, com acesso ao gás natural encanado, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) tem ampliado os programas de renovação de rede e novas expansões com a utilização de tubos de Polietileno de alta densidade (PEAD).

O PEAD possui qualidades diferenciadas, ideais para obras dessa natureza como, facilidade na execução do furo direcional por ser um tubo mais maleável, solda das conexões com controle de qualidade e a não necessidade de proteção catódica (técnica usada para controlar a corrosão de uma superfície metálica para a garantia da integridade da tubulação). Esses gasodutos facilitam o manuseio, a soldagem e a instalação, desde que respeitadas às pressões máximas de trabalho.

 

Além desses benefícios, de acordo com o profissional Alex Knipfer, membro da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE), o custo do PEAD instalado chega a ser 40% menor comparado ao valor de outros materiais. “Acredito que é um mercado ainda novo no Brasil, porém em crescimento, e há de se expandir por São Paulo, Rio de Janeiro e o restante do Brasil”, comenta Alex.

Para as obras de gás natural encanado, os tubos de polietileno devem ser produzidos a partir de compostos de polietileno que satisfaçam as exigências das normas NBR 14462:2000 e ISO 4437-1:2014, e os diâmetros mais utilizados são, 40mm, 63mm, 125mm, 180mm e 250mm, todos com SDR11 (relação entre diâmetro externo e espessura) na cor amarela PE80 e laranja no PE100.