Compartilhamento de carros elétricos para frotas públicas ganha as ruas de Brasília

Compartilhamento de carros elétricos para frotas públicas ganha as ruas de Brasília

08.10.2019

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, o diretor-superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), General Eduardo Castanheira Garrido Alves, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, lançaram no dia  7 de outubro, o projeto VEM DF (Veículo para Eletromobilidade), em cerimônia realizada no Palácio do Buriti, sede do governo distrital. O evento contou com a presença do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa.

O VEM DF é um projeto piloto pioneiro de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. Iniciativa da ABDI, o projeto foi realizado em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que desenvolveu o software de compartilhamento com foco em uso para governos. O teve ainda  a participação do presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo, e do diretor de Estratégias Corporativas da WEG, Daniel Godinho.

“O objetivo da ABDI é divulgar soluções e promover o investimento em eletromobilidade, um dos alicerces estratégicos das cidades inteligentes”, afirma o presidente da ABDI, Igor Calvet. Ação integrante do projeto Cidades Inteligentes coordenado pela Agência, o VEM DF é a tecnologia mais madura testada e demonstrada no Living Lab de Cidades Inteligentes, um ambiente de testes e demonstrações que funciona em Foz do Iguaçu, no Paraná. O Living Lab resultou de um convênio feito entre ABDI e PTI, em 2018.