CSN investe em projeto que aumenta a produtividade

CSN investe em projeto que aumenta a produtividade

15.12.2016

Com o intuito de aplicar um novo ritmo na empresa no segmento de mineração, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), juntamente com a Sotreq, empresa com mais de 70 anos no mercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat® no Brasil, implementaram o C.I.

Idealizado por Ronan Candido Mendes, Gerente de Operação da CSN e Geizon Magalhães de Sá, Consultor de Projetos de C.I. da Sotreq, e implementado por Clayton Nascimento Brito, Engenheiro de Operação CSN e Cláudio Gomes Ferreira, Supervisor de Treinamento, o projeto proporcionou maior saving entregue pela Sotreq nos últimos cinco anos.

“Começamos a estudar as possíveis mudanças no final de 2014 e no início de 2016 elas entraram efetivamente em vigor. Hoje, a empresa tem uma operação mais coordenada, com sincronismo na atividade, maior controle e redução de tempo nos trabalhos desenvolvidos e, claro, tem a garantia que vai performar como esperava”, descreve Ronan (CSN).

Por meio de esforços entre a Sotreq e CSN, ocorreu um aumento de Produtividade de Escavadeiras Hidráulicas de Mineração CAT 6060. “Quebramos paradigmas que eram comuns antes e, com isso, a organização obteve ganho de produtividade de, aproximadamente, 27% ao final do plano, que foi em meados de fevereiro de 2016. Isso colocou a CSN em um patamar de referência mundial”, informa.

Para alcançar o crescimento, diversas adequações foram realizadas e envolveram desde o posicionamento das máquinas até otimização das práticas de aplicação e operação. Além disso, treinamentos das equipes de supervisão, técnica, instrução e operação da mina de Casa de Pedra também foram aplicadas, o que auxiliou na criação de padrões nas operações e contribuiu para a redução dos tempos fixos dos Caminhões de Mineração Cat® 793D/F e das Escavadeiras Hidráulicas de Mineração Cat® 6060.