Eaton apresenta transmissão remanufaturada como opção ágil para a oficina

Eaton apresenta transmissão remanufaturada como opção ágil para a oficina

01.07.2016

Em época de crise, ficar com o caminhão parado na oficina significa perder fretes importantes e indispensáveis. Isso leva muitos caminhoneiros, inclusive, a adiar um reparo para não perder dinheiro. No caso de problemas com transmissão, há uma alternativa que reduz a parada para conserto de cinco para apenas um dia. Optar pela transmissão remanufaturada possibilita uma economia de R$3 mil a R$5 mil dependendo do tipo de caminhão e da região, afirma a Eaton.

O gerente de produtos aftermarket da empresa, Francisco Coli, explica que após o diagnóstico, um reparo convencional da transmissão depende do tempo de recebimento de peças que não estão disponíveis na oficina. “É necessário aguardar que os distribuidores ou as fábricas enviem os componentes para o local, o que torna o reparo demorado chegando a cerca de uma semana. Com a transmissão remanufaturada a troca é imediata, ou seja, não dura mais de um dia”, destaca.

Atualmente, a linha reman da Eaton conta com cerca de 50 transmissões diferentes. Além de reduzir o tempo de parada do veículo, elas chegam a ser 40% mais baratas do que as novas e oferecem menor custo por km rodado e a mesma garantia de um produto novo, garante a fabricante. “O mercado fica mais desafiador a cada ano e precisamos de soluções mais econômicas e com padrão de qualidade elevado, o remanufaturado é uma delas”, finaliza Coli. 

O processo de remanufatura na Eaton dura, em média, três dias. Um dia inteiro para receber o casco, inspecioná-lo e limpá-lo. No segundo dia, o casco é desmontado, seus componentes são lavados individualmente e selecionados caso estejam em condições de reaproveitamento. Por fim, são solicitadas as peças novas necessárias, o casco é remontado, testado e pintado na cor verde que, na Eaton, identifica o produto como remanufaturado. Regulada por uma resolução da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a prática só pode ser feita pelo fabricante original da peça ou autorizada pela montadora.