Empresa catarinense desenvolve lenço umedecido desinfetante para uso profissional

Empresa catarinense desenvolve lenço umedecido desinfetante para uso profissional

09.04.2020

Os estabelecimentos de saúde possuem rigorosos processos de higiene e sanitização para garantir a proteção e o cuidado de profissionais e pacientes. Pensando em padronizar e facilitar essa limpeza, além de economizar recursos, a Cottonbaby, de São José, na Grande Florianópolis, desenvolveu um lenço umedecido com ação desinfetante para uso profissional.

O Wipe Germ é eficaz contra mais de 20 microrganismos entre eles bactérias resistentes a antibióticos (como a KPC) e vírus como HIV, hepatite, herpes, influenza H1N1 e a linhagem do coronavírus associada à SARS (CDC 200300592). O produto possui registro aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e é baseado em mesma formulação registrada no US EPA (United States Environmental Protection Agency), a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos.

Segundo o farmacêutico responsável pela fabricação do produto, Aerton Pereira, a ideia do desenvolvimento dos lenços atende às necessidades de economia e padronização dos estabelecimentos de saúde.

"A falta de padronização na aplicação põe em risco a eficácia da sanitização e a segurança de profissionais e pacientes. Existe ainda a questão econômica, pois os lenços já vêm umedecidos na medida certa, dispensando o uso de panos, gazes, algodão, entre outros materiais que, além de caros, não tem descarte e lavagem padronizados. Isso pode levar germes de uma área para outra", explica.