Fábrica de moldes automotivos diminui custos de ferramentaria com a impressão 3D

Fábrica de moldes automotivos diminui custos de ferramentaria com a impressão 3D

21.02.2020

A indústria Riosulense  inovou ao utilizar a tecnologia de manufatura aditiva para a fundição de peças. Ao incorporar o uso da impressão 3D no desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos e para a avaliação das aplicações, a indústria catarinense conseguiu reduzir em menos de uma semana o tempo de desenvolvimento de protótipos, além de diminuir custos. 

A inovação na metodologia de trabalho ocorreu através do suporte da Wishbox Technologies, pioneira na revenda de impressoras 3D desktop no Brasil e focada em soluções na implementação da manufatura aditiva em empresas, que detectou que cerca de 30% das ferramentas produzidas exigiam alteração devido a modificações de projeto, o que em alguns casos poderia elevar o custo final da peça. 

“Nosso processo de venda consiste no sucesso do cliente e, portanto, não estávamos dispostos a vender apenas o equipamento, mas a solução à fábrica que precisava reduzir o tempo de desenvolvimento das peças. Inicialmente, o engenheiro não tinha uma rápida resposta dos clientes quanto aos ajustes nos moldes. O processo de ferramental levava cerca de 2 a 3 semanas para ser concluído, o que uma impressora 3D poderia realizar em questão de horas. Além disso, eles dependiam de uma empresa externa para fazer a modelagem final das suas ferramentas, o que ao final das adequações resultava em até 60 dias para que a versão final, dependendo do grau de dificuldade e dimensões, fosse entregue ao cliente”, explica o diretor da Wishbox Technologies Rodrigo Marin.