GEMÜ lança válvula borboleta capaz de suportar pressão de até 40 bar

GEMÜ lança válvula borboleta capaz de suportar pressão de até 40 bar

07.04.2021

A GEMÜ trouxe ao Brasil a válvula borboleta R471 Tugela biexcêntrica. Esse lançamento já foi operado e aprovado na Europa e Ásia, e agora está disponível em todo o mundo. A válvula borboleta GEMÜ Tugela possui construção excêntrica dupla, e é essa característica que lhe confere alto desempenho: é possível utilizá-la sob pressão de até 40 bar ou temperaturas de até 230 °C.

“Para que isso seja possível, ela foi desenhada de forma única. Na abertura, o disco da válvula separa-se diretamente do assento de vedação, reduzindo assim o desgaste e, consequentemente, aumentando sua vida útil”, explica o gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ, Mateus Souza.

“Outra vantagem importante é a simplicidade e baixo custo para manutenções, pois a válvula Tugela permite ajustes no próprio local em que está instalada”, explica o engenheiro. “Com o parafuso de fixação junto ao flange de atuador, é possível ajustar o pacote de gaxetas no eixo, garantindo maior confiabilidade e maior vida útil ao conjunto válvula/atuador. Devido à sua forma construtiva, o torque para operação é significativamente reduzido.”

Outras características do equipamento são a segurança de descarga do eixo que serve como medida de segurança adicional no caso de quebra, além da vedação melhorada graças a um design otimizado do disco, na forma de uma esfera.

“Além disso, a válvula GEMÜ R470 Tugela possui uma mola antiestática para a utilização em Atmosfera Explosiva (ATEX), e um anel de assento TFM muito resistente, garantindo sua utilização segura numa faixa de temperatura ampla”, detalha Mateus Souza.