Indústria 4.0 só a longo prazo no Brasil

Indústria 4.0 só a longo prazo no Brasil

26.07.2019

O conceito de “Indústria 4.0” é cada vez mais abordado e dá sinais de que veio para ficar. A ideia de integrar dados da operação fabril com sistemas de TI é tratada como um aspecto fundamental para a sobrevivência de companhias, com benefícios significativos a serem aproveitados em diferentes setores. Apesar disso, as iniciativas para fazer com que essas ideias saiam do papel ainda está engatinhando no Brasil, de acordo com a Mitsubishi Electric.

“O esforço para tentar se adaptar à indústria 4.0 existe, mas é necessário lembrar que o Brasil ainda está atrasado nas aplicações de tecnologias de automação simples. Há muitas empresas que não investiram sequer na digitalização do controle de processos, o que impede investimentos em tecnologias avançadas, como a inteligência artificial na indústria”, afirma Thiago Turcato, coordenador de suporte técnico da Mitsubishi Electric.

De acordo com o especialista a aplicação da inteligência artificial, um dos principais pilares da “Indústria 4.0” atualmente, está presente em equipamentos isolados, como por exemplo: sistemas de visão (reconhecimento de imagens e padrões) e controle de temperatura. Um próximo passo necessário seria incorporá-la às áreas de produção, manutenção e armazenamento.