Inovação agro vai detectar parasitas nas lavouras de soja

Inovação agro vai detectar parasitas nas lavouras de soja

04.09.2019

A Unidade EMBRAPII em Tecnologias Agroindustriais, Instituto Federal Goiano, está desenvolvendo um sensor capaz de detectar parasitas na lavoura de soja, por meio de imagens aéreas. A solução, realizada em parceria com a empresa Aircout e co-financiado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), conta com inteligência artificial capaz de fornecer indicações de áreas afetadas e recomendações de manejo ao produtor.

 A incidência do parasita nematoide gera o crescimento deficiente da planta provocando problemas na lavoura. Estima-se que 10% das perdas anuais da produção internacional de soja sejam causadas pelo verme. No Brasil, contabiliza-se prejuízos de R$ 16 bilhões. 

 De acordo com o coordenador do projeto, Alaerson Maia Geraldine, a inovação em desenvolvimento representa um importante avanço científico-tecnológico para a agricultura. “A solução converte conhecimentos da pesquisa básica em soluções simples e é de fácil execução para o agricultor indo ao encontro dos novos modos de fazer agricultura, pois utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para um manejo mais preciso”, explicou.