Johnson Controls - Hitachi Ar Condicionado lança globalmente novo sistema de climatização VRF

Johnson Controls - Hitachi Ar Condicionado lança globalmente novo sistema de climatização VRF

19.06.2017

Johnson Controls - Hitachi Ar Condicionado lança globalmente um novo sistema de climatização, o VRF Set Free ∑ (Sigma). Desenvolvido no Japão com lançamento simultâneo no Brasil, o novo VRF apresenta ganhos em desempenho, eficiência, sustentabilidade e segurança. O lançamento aconteceu no dia 2 de junho, na fábrica em São José dos Campos, reunindo clientes pra apresentação oficial do produto.

Entre as principais características técnicas destacam-se a alta eficiência energética (EER) em plena carga e em cargas parciais, o gabinete reforçado e com opção para instalações próximas ao mar (corrosion resistence), além de possibilitar combinações de módulos até 72HP por circuito e módulo único até 24HP.

Com relação aos ventiladores das unidades condensadoras, o VRF Set Free ∑ (Sigma) apresenta novo duto de descarga de ar (boca de sino), que reduz as perdas e opera eficientemente em ampla faixa de vazão, ventilador com hélice de lâmina longa e estrutura aprimorada de multi estágios, entre outros avanços, como a melhora da eficiência, a redução de ruído em funcionamento à noite e a maior pressão estática disponível, para melhor aproveitamento de áreas técnicas em edificações.

As principais características técnicas do trocador de calor estão no novo formato (∑), otimização no fluxo de fluido refrigerante e no aumento de superfície. Já no que diz respeito ao compressor, destaque para as seguintes características técnicas: 100% inverter, aumento da resistência, maior confiabilidade e resistência através da otimização da lubrificação, redução nas perdas de pressão de sucção e o motor de 6 polos, cujo conjunto faz o equipamento ter uma melhora no desempenho. O sistema teve ainda ampliada sua faixa de funcionamento, agora até 48°C de temperatura externa quando em operação de resfriamento.

Do ponto de vista de software, o novo VRF da Johnson Controls – Hitachi Ar Condicionado apresenta melhor controle de funcionamento, precisão no suprimento de fluido refrigerante para as evaporadoras, melhoria no sistema defrost para evitar condensação, bem como a função auto demanda e nova relação de simultaneidade, agora até 150%.

Além das inúmeras características técnicas de hardware e software, o VRF Set Free ∑ (Sigma) apresenta ganhos de sustentabilidade, uma vez seu peso nas unidades condensadoras é em média 16% inferior comparado aos chassis anteriores; e segurança, pois introduz uma porta de acesso ao quadro elétrico, favorecendo a manutenção com rapidez.