Marintec South America 2016 Cummins fortalece estrutura de atendimento na região norte do País

Marintec South America 2016 Cummins fortalece estrutura de atendimento na região norte do País

16.09.2016

Preparada para atender às demandas do setor naval brasileiro, a Cummins Brasil, por meio da sua Divisão Marine, confirma participação na 13ª edição da Marintec South America 2016, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro (RJ). A fabricante de motores Diesel, componentes e grupos geradores oferece ao segmento uma completa gama de produtos que inclui o Pacote Cummins Diesel Elétrico com a tecnologia de velocidade variável (VSDE – Variable Speed Diesel Electric) e o maior motor de alta rotação produzido no mercado global, QSK 95, com 4.000 hp@1.800 rpm, além de suporte técnico com cobertura nacional e estrutura fortalecida para atender ao crescimento do mercado de transporte de grãos, no norte do País, em parceria com a Noroeste, distribuidor na região.

Inaugurada no final de 2013, a Noroeste, com matriz em Manaus (AM) e filial em Porto Velho (RO), conta com estoque estratégico de peças, assistência técnica especializada para atendimento a motores High Horse Power (HHP), estrutura própria para importação de equipamentos e profissionais 100% dedicados ao mercado marítimo.

Para Sérgio Antônio Gabriel, diretor da Noroeste, “hoje temos demandas para o mercado de navegação fluvial, com foco principalmente nos empurradores que atendem ao transporte de cargas em geral, transporte de combustíveis e também o transporte de grãos. Temos apostado no crescimento do mercado de transporte de grãos, principalmente para o escoamento da produção de soja, com boas perspectivas para ampliação da estrutura das hidrovias da região até 2018, mesmo com a retração econômica”, afirma.

Em relação às políticas de conteúdo local, a Cummins Marine oferece ao mercado naval o pacote Diesel Elétrico com alternador nacional. Este projeto ainda conta com um sistema de velocidade variável, tecnologia que proporciona menor consumo de combustível em até 15%. “Trata-se de conjunto de sistemas eletrônicos que, ao gerenciar as variações de demanda de potência como condições do mar, velocidade da embarcação e carga transportada, é capaz de variar a rotação do motor otimizando o consumo”, diz Antonio Colares, gerente de Negócios da Cummins Vendas e Serviços.

Assim como em todos os segmentos nos quais a Cummins Brasil atua, o mercado marítimo também é contemplado com a tecnologia downsizing de motores. Com isso, entrega cada vez mais potência, menor peso e, consequentemente, melhor consumo de combustível e redução de emissões ao ambiente.

A oferta completa de produtos Cummins para o mercado naval inclui motores de propulsão e auxiliares de bordo (mecânicos e eletrônicos) que variam de 6.7 até 95 litros e/ou 300 hp a 4.000 hp; pacotes Diesel Elétrico (de 358 kw a 1.825 kw) e geradores de bordo disponíveis entre 5 kw e 1.800 kw. Toda gama de produtos da Cummins Marine atende à mais rigorosa norma de emissões vigente no País, IMO Tier II.

O mercado de geradores marítimo é atendido pela Cummins com produtos ONAN entre 5 e 90 kW e Cummins Marine para potências superiores, a serem usados como geradores de bordo, de emergência, e conjuntos para propulsão Diesel Elétrica. Segundo Colares, “nossos produtos são muito competitivos nesse mercado; produzimos 100% dos componentes principais dos grupos geradores, ou seja, alternadores, motores e painéis de controle, sendo um importante diferencial em relação à concorrência.

QSK 95 – Disponível no mercado marítimo para o atendimento das demandas de maior potência do segmento offshore, empurradores fluviais, rebocadores portuários e atividades de extração de petróleo, o Cummins QSK-95 é o maior motor de alta rotação já produzido pela Cummins no mundo.

Compacta, a motorização oferece rotação de 1.800 rpm, 95 litros, 16 cilindros em V, capaz de desenvolver de 3.200 a 4.000 cv de potência ou seja, 2.400 kw a 3.000 kw. Projetado e desenvolvido na fábrica de motores Cummins em Indiana, nos EUA, o QSK-95, 100% eletrônico, segue os padrões de qualidade e exigências da empresa, além de atender às mais rigorosas normas de emissões, IMO Tier III e EPA Tier IV.

Serviço:
Marintec 2016
Data:
 19 a 21 de setembro
Local: Centro de Convenções Sul América
Mais informações: http://marintecsa.com.br/pt/