Ministro quer agenda de aproximação com os portos privados

Ministro quer agenda de aproximação com os portos privados

04.02.2019

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, irá inaugurar uma agenda de trabalho para aproximação com o setor portuário privado. Alinhado às demandas do governo federal, em relação à ampliação das parcerias com o setor privado, o ministro disse que fortalecerá o diálogo para agilizar projetos e que prevê a instauração de um grupo de trabalho para discussões dos temas afetos ao setor e propôs novo encontro já em fevereiro.

A presidente do conselho da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP)  Patrícia Lascosque relembrou ao ministro as principais preocupações do setor e entregou a ele um documento com os pleitos. “Entre os nossos maiores entraves, estão as dificuldades para a materialização dos investimentos, em razão da insegurança jurídica que ainda persiste em nosso setor e que termina por gerar custos financeiros maiores. Existe uma percepção distorcida em determinadas cláusulas contratuais, que levam a necessidade, urgente, de reposicionamento jurídico para que os terminais de uso privado possam crescer.  Para nos tornamos mais competitivos e contribuirmos com a economia do país, precisamos de liberdade para empreender”, argumentou. 

Em resposta, o ministro assegurou celeridade para solucionar as questões regulatórias. “Temos competência técnica para construir soluções o mais rápido possível”, afirmou Freitas que ainda emendou: "a gente não está aqui para criar mais dificuldades. Estamos aqui para facilitar a vida do privado”.