MWM Geradores e GASWATT Energia iniciam operação de geração de energia limpa e sustentável através da utilização de biogás

MWM Geradores e GASWATT Energia iniciam operação de geração de energia limpa e sustentável através da utilização de biogás

09.09.2021

Em tempos onde a busca constante por energia alternativa renovável se tornou fundamental, seja para as questões ambientais, ganhos em produtividade, redução de custos e, é claro, energia elétrica segura e estável, a MWM, fabricante de motores diesel e grupos geradores de energia, e a parceira de negócios Gaswatt Energia, empresa dedicada à produção de energia sustentável, iniciaram uma importante operação de geração de energia através da utilização de biogás.

A usina de geração de energia elétrica distribuída da Gaswatt, foi instalada no Aterro Sanitário CTL - Central de Tratamento de Resíduos Leste, construído e operado pela concessionária municipal Ecourbis Ambiental. Diariamente, o aterro recebe em média 7 mil toneladas de resíduos domiciliares gerados pela população de 19 das 32 subprefeituras existentes na capital paulista, ou seja, de mais da metade da cidade.

A operação consiste na geração de bioeletricidade, através de algumas unidades da nova linha de grupos geradores MWM biogás, instalados em paralelo entre si, utilizando como combustível o biogás proveniente da decomposição biológica de resíduos orgânicos, que é devidamente filtrado e tratado para garantir gás metano (CH4) de qualidade com alto poder energético.

Nesta primeira fase o projeto recebeu quatro grupos geradores para operação contínua, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Neste projeto, a Gaswatt, utiliza o biogás produzido no aterro para geração de eletricidade renovável, abastecendo também milhares de pontos de consumo por toda cidade de São Paulo na modalidade de Geração Distribuída.

Segundo José Esteves - diretor da Gaswatt, "A implementação da operação de geração de energia limpa, através da utilização do biogás, vai de encontro com os objetivos da empresa que é a produção de energia sustentável, um dos pilares da estratégia ESG. Trata-se de uma solução completa e eficiente de energia limpa e renovável para qualquer necessidade energética, e a parceria com a MWM Geradores viabilizou este hesitoso projeto. Que este exemplo de utilização de gás de forma renovável e eficiente, influencie mais organizações brasileiras e internacionais a adotarem essa prática que garante, além de energia segura, alto rendimento nas operações", conclui José.

De acordo com Cristian Malevic - diretor da Unidade de Motores e Geradores da MWM, "A operação da instalação dos grupos geradores MWM a biogás no aterro, em conjunto com nosso parceiro Gaswatt Energia, foi uma grande conquista para a MWM. A utilização do biogás para a geração de energia limpa e renovável muito nos orgulha e proporciona aos nossos clientes ganho em produtividade e redução de custos. Os grupos geradores MWM a gás estão preparados para atender às demandas de reaproveitamento de energia dos nossos parceiros, com alta tecnologia, alto nível de conteúdo local, baixo custo de manutenção e amplo suporte de peças e serviços em todo o país.", afirma Cristian.