O encoder rotativo HeavyDuty POG10 da Baumer deixa o coração bater mais forte

O encoder rotativo HeavyDuty POG10 da Baumer deixa o coração bater mais forte

28.04.2020

O Liseberg é o maior parque de diversões da Suécia. Dentre diversas atrações eletrizantes, encontra-se amontanha-russa Helix. Seu percurso tem 1380 metros de extensão, o que faz dela a maior montanha-russa da Europa e a segunda maior do mundo. Com seis loopings e uma infinidade de emoções, seus trens atingem a marca de 90 km/h, submetendo seus passageiros a uma força cinética cinco vezes maior que o peso de seus corpos.

Ela é também é o primeiro equipamento do mundo que a disponibilizar 28 assentos voltados para trás, o que aumenta ainda mais os níveis de adrenalina. Para percorrer todo o trajeto, é necessário descer os 41 metros de altura da rampa inicial. Os carros são trazidos ao ponto de partida por impulsionadores regulares e assíncronos a 315 kW. A velocidade de rotação desses impulsionadores é medida por encoders rotativos HeavyDuty POG 10 – os originais da Baumer. A estrutura da Helix fica diretamente exposta ao vento e aos fenômenos climatológicos – faça sol, faça chuva, faça frio ou faça calor.

A tecnologia HeavyDuty do POG10 lhe confere uma série de características que proporcionam o máximo de constância e confiabilidade, até mesmo nas mais severas condições ambientais. O seu invólucro de metal undido, cuja estrutura resiste a torsões e apresenta paredes amplas e espessas, foi projetado para conferir grande resistência a choques e a oscilações cinéticas. Proporcionando grande capacidade para forças axiais e radiais, o disco incremental metálico e os mancais nos dois lados do eixo conferem grande longevidade e capacidade ao encoder rotativo.