O novo sistema de detecção de objeto por laser da TOMRA identifica objetos pretos e vidro para aumentar a pureza do papel reciclado, Zorba E Zurik

O novo sistema de detecção de objeto por laser da TOMRA identifica objetos pretos e vidro para aumentar a pureza do papel reciclado, Zorba E Zurik

16.03.2018

A TOMRA Sorting apresenta o seu novo sistema de Detecção de Objeto por Laser (LOD) que, quando usado em combinação com o AUTOSORT ou com o FINDER, aumenta a capacidade de seleção dos processos, permitindo que as operações de reciclagem de resíduos urbanos, resíduos eletroeletrônicos e sucata metálica atinjam níveis únicos de pureza do produto final no mercado e nunca antes possíveis. Com a tecnologia TOMRA laser que seleciona com base nas características espectrais e espaciais do material processado, o novo LOD detecta materiais que a tecnologia do infravermelho próximo (NIR) é incapaz de identificar.

"A tecnologia NIR não pode detectar itens como plástico preto e borracha, vidro e outros itens de resíduos", explica Carlos Manchado Atienza, diretor regional das Américas para a TOMRA Sorting, Inc. "Ao combinar nossa nova tecnologia LOD, que pode detectar esses itens, com nossos poderosos sistemas AUTOSORT e FINDER, a TOMRA mais uma vez lidera a indústria no desenvolvimento e adaptação de tecnologia para atender às constantes especificações em evolução no mercado”.

O LOD oferece às instalações de reciclagem uma solução de baixo consumo e baixo investimento para atender aos requisitos de pureza do cliente. O novo sistema de classificação TOMRA aumenta a pureza do produto final em até 4% sem sacrificar a produtividade do circuito. Seu design modular permite que o sistema LOD flexível seja adicionado na mesma plataforma que o equipamento de classificação TOMRA de última geração existente. Alternativamente, pode ser adicionado ao circuito como sua etapa de seleção própria.

Desenvolvido para instalação e programação simples e rápidas em plantas existentes, o novo LOD é montado mecanicamente em uma plataforma. Ao contrário de outros sistemas, este arranjo permite que materiais de entrada grandes e pequenos passem sob o laser sem bloqueio.

"A LOD é o complemento perfeito para o equipamento TOMRA existente dentro de uma linha de processamento para promover aos níveis de pureza que atendam aos requisitos do produto final cada vez exigentes, como o caso da China National Sword", comenta Ralph Uepping, diretor técnico de reciclagem na TOMRA Sorting. "O aumento dos níveis de pureza do produto expande o potencial do mercado e aumenta o potencial de lucro para os clientes".

Classificando vidro de papel

Ao contrário de métodos alternativos que apresentam alto consumo de energia, o novo sistema LOD da TOMRA, de forma econômica, elimina a vidro, material plástico e plástico preto do papel, aumentando significativamente a qualidade do produto. A tecnologia de detecção de fundo independente garante que o laser identifique os materiais não visíveis pelo NIR (infravermelho) presentes na esteira, reduzindo o ruído de fundo e dando às operações a flexibilidade para usar qualquer tipo de alimentação a linha.

Combinado com a tecnologia de infravermelho do AUTOSORT da TOMRA - seja adicionado a um sistema existente ou adicional à linha - o LOD oferece aos clientes uma solução eficiente para melhorar a qualidade do produto sem sistemas de ar que provoquem suspensão de partículas de poeira, levem a perda de papel ou aumentem tempo de indisponibilidade da linha para limpeza. Um design aberto permite uma variedade de materiais, desde pequenos pedaços de papel até caixas grandes para passar pelo laser sem medo de obstrução ou recalibração do classificador.

Aumento do valor agregado da Zorba e Zurik

O LOD oferece integração fácil e rápida em instalações de processamento de sucata metálica associando-se ao sistema FINDER da TOMRA, que possui o Reconhecimento Inteligente de Objeto (IOR) para seleção de metais não ferrosos, como alumínio e aço inox. O LOD separa a borracha preta, o vidro e o material plástico dos produtos Zorba e Zurik, permitindo que as operações transformem essas commodities em produtos ainda mais valiosos. A pureza do material oferecida pelo LOD pode permitir redução no controle de qualidade necessário no final do processo, reduzindo custos operacionais.

Para operações em espaços pequenos, o novo LOD pode ser instalado na plataforma FINDER existente para aumentar a qualidade do produto final em 3-4% e assim atender aos novos regulamentos de importação de sucata da China em 2018. O separador baseado no sensor laser é flexível pode se adaptar a sistemas com larguras de 1.200 mm, 1.800 mm ou 2.400 mm.