OMEGA™ detalha como elaborar uma política de proteção de máquinas

OMEGA™ detalha como elaborar uma política de proteção de máquinas

16.05.2017

A OMEGA™ disponibiliza em seu site o artigo técnico “Elaborando uma Política de Proteção de Máquinas”, que trata dos princípios básicos para garantir a operação segura de equipamentos. Nos Estados Unidos, ocorrem 12 fatalidades diárias neste tipo de atividade.

O material é acessível pelo link http://br.omega.com/artigos-tecnicos/creating-machine-guarding-policy.html e aborda tópicos contemplados no Occupational Safety and Health Administration (OSHA) dos Estados Unidos, que estabelece regras de conduta para este tipo de atividade.

Entre eles, estão princípios sobre como evitar o contato direto com partes perigosas das máquinas, dificultar a remoção de EPIs, proteção contra quedas de objetos, evitar criar novos perigos e orientações sobre manutenção de partes fixas, intertravadas e ajustáveis, entre outros tópicos.

O artigo também traça um quadro geral sobre identificação de situações de perigos relativos a células fotoelétricas, radiofrequência, eletromecânica, em casos de impedimento e restrição e controle com as duas mãos. 

Além disso, o texto alerta sobre a necessidade indispensável de treinamento aos operadores de máquinas, já que todas as diretrizes e aspetos de segurança não vão ajudar se o colaborador não souber como colocá-los em prática.

Por fim, é apresentado um passo a passo sobre a elaboração de uma Política de Proteção de máquinas. Para isso, é aconselhável considerar um histórico de revisões, definir objetivos e escopo e responsabilidades de cada profissional e estabelecer as diretrizes de segurança.

Além disso, prever um calendário de inspeção das máquinas, treinar colaboradores, realizar análises periódicas, arquivar os registros e outros tópicos detalhados no artigo.

A OMEGA™ também oferece em seu site o artigo “Lista de verificação para a segurança de máquinas: aspectos mais importantes a serem considerados”, que traz uma análise geral sobre o tema e, também, ferramentas práticas como um modelo de checklist sobre os principais riscos potenciais em uma indústria.