ONU Mulheres aborda o empoderamento feminino na indústria brasileira

ONU Mulheres aborda o empoderamento feminino na indústria brasileira

08.03.2018

Neste Dia Internacional da Mulher, Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres, comemora o fato das 158 empresas brasileiras signatárias destes princípios estarem tendo uma performance positiva no que diz respeito à empregabilidade de suas colaboradoras. Um contraste com a queda de 12,6% para 11,1% da participação feminina na indústria brasileira de 2004 a 2014, de acordo com dados do IBGE.

Os Princípios de Empoderamento têm o intuito de orientar as empresas a promover a igualdade de gênero em todas as instâncias do negócio, incluindo a cadeia de valores a as comunidades onde atuam. Ao se tornarem signatárias, as organizações assumem publicamente o compromisso com essa agenda e passam a fazer parte de uma rede local e global da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU.

São sete os princípios em questão: 1 – Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero; 2 – Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitas e apoiar os direitos humanos e a não discriminação; 3 – Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras; 4 – Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres; 5 – Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres; 6 – Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária; 7 – Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.

Adriana Carvalho falará sobre o empoderamento das mulheres na indústria brasileira durante o Encontro de Líderes da Mecânica Manufacturing Experience, que ocorre de 24 a 27 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. Mais informações podem ser encontradas no site www.mecanica.com.br