Os 3 problemas mais comuns que afetam os projetos de IoT

Os 3 problemas mais comuns que afetam os projetos de IoT

02.11.2018

Os serviços gerados através da Internet das Coisas (IoT) estão revolucionando a forma como as empresas em todo o mundo estão fazendo negócios. Uma transformação digital de IoT bem-sucedida pode levar as empresas a novos patamares, reduzindo as despesas com energia e produção, agilizando as operações por meio da automação e aumentando o nível e confiança das informações, ajudando a tomadas de decisões mais precisas, reduzindo o risco e o custo.

Mas, de acordo com uma pesquisa recente, mais de 1.800 líderes de TI nos EUA e no Reino Unido afirmam que mais da metade de todos os projetos de IoT não passam da fase de prova de conceito. Um longo ciclo de implantação, a complexidade inata de muitas soluções de IoT e os custos consideráveis de uma implantação em grande escala podem facilmente condenar uma implantação nascente.

Problemas técnicos e atrasos podem facilmente exacerbar esses riscos dos projetos de IoT. As três armadilhas mais comuns para a implantação de uma solução que envolva IoT são: escalabilidade de dispositivos, integração entre estes dispositivos e gerenciamento e segurança de dados. Ao focar nessas três áreas, as empresas podem colher os benefícios de um lançamento com menos erros e se antecipar à concorrência.

Evitando as armadilhas de implantação da IoT

A Forbes menciona uma previsão de que mais de 30 bilhões de dispositivos estarão conectados até 2020. Os serviços de Smart IoT ajudarão empresas, indústrias e instituições governamentais a “resolver problemas complexos de logística, manufatura, serviços e cadeia de fornecimento”, se conseguirem passar pela fase de implantação. Mas, como evitar os erros que tantas outras empresas estão cometendo? Veja um guia rápido sobre as armadilhas mais comuns que podem prejudicar uma implantação bem-sucedida da IoT:

1. Escalabilidade de dispositivos

Os desafios operacionais e financeiros associados ao crescimento podem ser assustadores para aqueles que desejam incorporar soluções de IoT. À medida que cresce as possibilidade que a tecnologia IoT oferece, também aumenta a escala e complexidade de operações necessárias para alcançar uma área-alvo maior. Quando uma empresa atinge 5.000 dispositivos de IoT, o dimensionamento se torna quase impossível sem um investimento sério em tecnologia e capacitação. As plataformas de IoT foram projetadas para, e precisam, fornecer os seguintes serviços essenciais para qualquer empresa:

  • Interação Inteligente e simples;
  • Armazenamento e Organização de Dados;
  • Gestão dos dispositivos;
  • Gestão e ativação da aplicação;
  • Segurança da interface do usuário e das informações;
  • Analytics;
  • Integração entre sistemas.

2. Integração entre dispositivos

A automação em grande escala é o principal motivador para a maioria das implantações de IoT, mas sem protocolos intercambiáveis e padrões de mercado, tal meta é quase inalcançável. Ativar IoT em milhares de dispositivos significa que você está essencialmente executando uma rede, e essa rede exige que o conjunto correto de ferramentas seja gerenciado de forma eficaz e segura. Os equívocos comuns de administração que levam à falha de implantação incluem:

  • Falta de protocolos comuns e relacionados entre parque novo a ser instalado e o que já existe em campo;
  • Sistemas de administração descentralizada;
  • Falta de portais de acesso ao dispositivo;
  • Falta de pessoal de TI dedicado à segurança e gerenciamento de dispositivos;
  • Módulos desatualizados, que exigem substituição e não permitem atualizações remotas;
  • Falta de suporte para 802.1X, DHCP, gerenciamento de SNMP e IPv6.

3. Gerenciamento e segurança de Dados

A falha pode ocorrer não por causa da escala do dispositivo, mas por causa da escala de dados. Segundo Catherine Andrews, em texto publicado no site GovLoop, quanto mais dispositivos estiverem conectados, mais dados serão coletados, armazenados, processados e analisados. O volume dessa coleção simplesmente não pode ser gerenciado a partir de um único hub no site. Por isso, Catherine sustenta que a tecnologia de nuvem ajuda na escalabilidade da IoT em termos de “armazenamento, agilidade, custo e segurança”.

Ao começar pequeno, é importante olhar para o futuro e antecipar o crescimento. As empresas que não conseguem se adaptar às mudanças do mercado serão aprovadas sem a arquitetura de IoT correta. Uma plataforma global baseada na nuvem pode ajudar a gerenciar o fluxo de dados à medida que as empresas se expandem.

Resolvendo problemas de integração de dados da IoT com o provedor correto

Não há motivos para permitir que as armadilhas o impeçam de executar sua implantação de IoT. As plataformas IoT resolvem esses três problemas. Você não precisa contratar especialistas/consultores de gerenciamento de dispositivos, administradores e dados individuais para criar pipelines exclusivos para seus sistemas de back-end. Você só precisa se conectar a um serviço completo, como a plataforma Telit IoT.

As plataformas de IoT da Telit são projetadas para ajudar sua empresa a se concentrar na criação de aplicativos, não na infraestrutura. Projete, implante e gerencie seu ciclo de vida de desenvolvimento de soluções com simplicidade e desempenho de nível empresarial. Entre em contato com a Telit para obter uma análise gratuita do projeto IoT que pode garantir a implantação tranquila do seu projeto.