Painéis de automação desempenham papel fundamental na era da Indústria 4.0

Painéis de automação desempenham papel fundamental na era da Indústria 4.0

26.06.2020

A transformação da indústria para a era digital está em pleno andamento. Estamos vivendo a época da 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que consiste basicamente na integração de máquinas automatizadas em uma estrutura computadorizada.

O controle de máquinas e processos é realizado por quadros ou painéis elétricos (ou quadros elétricos) de automação, também conhecidos como painéis de CLP (Controladores Lógicos Programáveis), que protegem equipamentos eletrônicos, incluindo hardwares e softwares específicos e customizáveis para cada aplicação industrial. Devem ser resistentes para suportar condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão e outras situações comuns em ambientes industriais que um computador comum não suportaria.

A empresa Engerey Painéis Elétricos, com sede em Curitiba – PR, atua com soluções em montagem de painéis elétricos e automação, atendendo a demanda de mercado na era da Indústria 4.0 no setor comercial, industrial e de infraestrutura na construção civil. Os painéis de CLP são parte essencial do sistema elétrico de uma indústria, de onde a energia é controlada. A facilidade de modificações, comunicação remota e avanços na tecnologia fizeram dos painéis de controle uma vantagem em relação aos sistemas convencionais. 

De acordo com Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, muitas empresas estão optando por investir em um Centro de Controle de Motores (CCM) Inteligente, ou Quadro de Comando Inteligente, que une todas as propriedades de um CCM convencional e ainda possui outras funções que atendem às expectativas da nova era industrial. “O CCM Convencional é um painel elétrico onde ficam alocados os dispositivos de proteção e acionamento dos motores de máquinas e equipamentos em uma indústria. O CCM Inteligente, por sua vez, possui todas as características do painel Convencional e ainda é conectado a uma rede de comunicação, possibilitando fazer o controle das cargas à distância, de modo online”, esclarece Fábio Amaral.