Poeiras em suspensão podem gerar explosões

Poeiras em suspensão podem gerar explosões

11.11.2020

Poeiras em suspensão provenientes de granéis sólidos, como soja, milho, malte, cevada, café, açúcar, leite em pó, canela em pó e arroz, são combustíveis e podem gerar explosões.Também conhecidas como poeiras de grãos ou poeiras agrícolas, essas substâncias contribuem para a ocorrência de atmosferas explosivas, especialmente em locais que movimentam, armazenam ou as processam em escala industrial.

Por isso, locais com potencial risco de gerar explosões de grandes proporções são identificados como áreas classificadas. Apesar de raramente serem discutidos no agronegócio, os riscos de explosão são mais comuns nas unidades industriais de armazenagem e processamento do que se imagina.

A poeira gerada na movimentação dos grãos - no transporte, processamento e armazenagem, por exemplo - pode gerar uma explosão quando as nuvens de poeira entram em contato com uma fonte de ignição, como uma chave liga/desliga ou uma botoeira não apropriada.

“É extremamente importante que empresas e profissionais que atuam em áreas com risco priorizem produtos adequados para atmosferas explosivas, incluindo no agronegócio. Todos são corresponsáveis pela prevenção desses acidentes”, destaca Jamile Zarif, coordenadora de produtos Ex da Schmersal.