Primeiros indicadores econômicos do ano fazem indústria de aço projetar crescimento de 30% em 2018

Primeiros indicadores econômicos do ano fazem indústria de aço projetar crescimento de 30% em 2018

08.03.2018

O Banco Central divulgou recentemente a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, com estimativa de crescimento econômico de 1,04% em comparação ao ano anterior. A expansão, primeira em dois anos e marca da tendência de saída do Brasil da recessão, foi amplamente influenciada pela alta na produção industrial, que chegou a 2,8%. Neste cenário, a Açovisa, empresa brasileira referência em distribuição de aços Gerdau, registrou avanço acima da média, sobretudo no ramo de autopeças e agrícola, com taxa de 15% no comparativo ao ano anterior.

“O mercado brasileiro ainda enfrenta desafios latentes que precisam ser superados diariamente para que nossos processos e atividades mantenham-se positivos sem grandes manobras”, comenta Francis Bassi de Melo, sócio-fundador da Açovisa. “O Rio Grande do Sul é nosso principal polo de crescimento, cujo faturamento aumentou 55% com relação a 2016”, projeta.

Bassi ressalta Região Sul, onde a Açovisa tem sedes em Porto Alegre, Caxias do Sul, Joinville, Maringá e Curitiba, é vista como o mais importante mercado para a empresa – em 2017, a região cresceu em média 30% na fatia da empresa.

“Esse é o mesmo percentual que esperamos crescer globalmente em 2018: 30%. Este ano já começou a todo vapor, sobretudo no segmento de peças e usinagem. Assim, esperamos a recuperação do setor de produtos trefilados e uma melhora significativa também em todos os seguimentos que movem o mercado do aço”, adianta Andreis Bassi de Melo, também sócio-fundador da Açovisa.

A empresa está prestes a inaugurar uma nova filial em São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, e projeta também expandir sua atuação para a América Latina.