Produção Industrial do Paraná cresceu acima da média nacional em 2018

Produção Industrial do Paraná cresceu acima da média nacional em 2018

19.02.2019

O Paraná encerrou 2018 com crescimento de 1,8% na produção industrial, ou seja, na quantidade de itens fabricados no estado ao longo do ano passado. O valor é um pouco maior do que a média brasileira, que foi de 1,1%, mas inferior ao registrado em 2017, que ficou em torno de 4,5%. Mesmo assim, por se tratar de um ano atípico - com episódios que tiveram grande impacto no setor produtivo do estado, como a greve dos caminhoneiros, a Operação Carne Fraca e as eleições – o balanço sugere uma melhora na atividade, mesmo que ainda num ritmo mais lento do que o ideal.

Já as vendas industriais do estado encerraram o ano com aumento de 3,4%. Resultado um pouco menor do que a média brasileira, de 4,1%, divulgado pela CNI. No Paraná, os fatores que contribuíram para este crescimento foram as vendas para o exterior e para outros estados do país, com alta de 12% e 3,93%, respectivamente. Os destaques foram no segmento automotivo (11,21%), aparelhos e materiais elétricos (8,09%), e de máquinas e equipamentos (9, 72%).

No que se refere à compra de insumos industriais, houve crescimento de 8,32%. Alta registrada principalmente em razão do aumento de 31,74% nas compras do exterior. Os principais produtos adquiridos foram máquinas, aparelhos e materiais elétricos (25,45%) e itens para fabricação e montagem de veículos (18,44%). De acordo com o economista da Fiep, Evânio Felippe, este é um indicador positivo porque aponta que o industrial está disposto a investir para produzir e vender mais. “A maior parte das compras no mercado externo são bens de capital, máquinas e equipamentos. Isso revela que o empresário está otimista e se antecipando a uma possível melhora da economia para aumentar a produção”, justifica.