Propulsão diesel-elétrica reduz emissões e aumenta eficiência de propulsão em navio pesqueiro

Propulsão diesel-elétrica reduz emissões e aumenta eficiência de propulsão em navio pesqueiro

06.03.2017

J.M. Martinac Shipbuilding em Tacoma, Washington, Estados Unidos, constrói navios desde 1924. A empresa começou com navios de pesca e ao longo dos anos já construiu mais de 300 navios de vários tipos. O último projeto da Martinac, o Líder do Norte, é o maior navio palangreiro já construído nos EUA e um dos maiores do mundo. É também eco-friendly.

O Líder do Norte foi lançado na maré alta em 26 de janeiro de 2013 e é um dos maiores palangreiros e uma das embarcações de pesca comercial mais eco-friendly já construída, com 56 metros de comprimento e um peso total de 1.600 toneladas. Pertencente ao Alaskan Leader Fisheries, o Líder do Norte apoia as pescas com palangre do Pacífico Norte, Mar de Bering e das ilhas Aleutian e navega além de Kodiak, no Alasca.

Desenhado por Jensen Maritime, a embarcação utiliza equipamentos que causam mínimo impacto ambiental sobre o ecossistema do oceano, mantendo o nível operacional de pegada de combustível fóssil o mais baixo possível. Desenhado para ser completamente diesel-elétrico, o Líder do Norte apresenta baixas emissões e alta eficiência versus consumo de combustível.

A propulsão é alimentada por hélices fornecidas por Schottel, um antigo cliente da Danfoss. Esta é a primeira vez que Z-Drives foram instalados em um palangreiro. As duas hélices leme Schottel Z-Drive são controladas pelo conversor de frequência Vacon® NXP Liquid Cooled de 1.000 kW e um propulsor Schottel é controlado por um conversor de frequência Vacon® NXP Air Cooled de 300 kW. Os drives Vacon® NXP são ativos bidirecionais (regenerativos), adequados para aplicações onde o nível mínimo de harmônicas é necessário. O sistema gerador a diesel é composto por quatro grupos geradores Caterpillar C32 avaliados em 715 kW cada um, um Caterpillar C18 avaliado em 425 kW e um Caterpillar C9 avaliado em 238 kW.

“Os conversores de frequência Vacon® NXP com ative front-end (AFE) foram escolhidos pelo seu melhor desempenho, tamanho compacto e capacidade de minimizar a distorção harmônica dos sistemas da embarcação. Combinado com os Z-Drives Schottel para maior controle do navio, os drives dão ao capitão controle perfeito no torque quando necessário. A demanda energética flutuante com palangres é bem adequada para tirar proveito das eficiências de um sistema de propulsão diesel-elétrico, uma vez que os geradores podem ser adaptados em linha para a demanda de energia em um dado tempo”, explica Joe Martinac, presidente da J. M. Martinac Shipbuilding.

Pesca sustentável – O navio Líder do Norte foi projetado para reduzir o desperdício e maximizar o valor da captura por meio da plena utilização de produtos de menor valor primário e secundário. A embarcação tem o espaço e a capacidade de poupar componentes que anteriormente teriam sido descartados.

“Este limite de pesca é uma das muitas maneiras para a indústria garantir a pescaria sustentável. Jensen criou este novo palangreiro para ajudar a atender esse limite, mantendo uma pescaria responsável e sustentável. O Líder do Norte não é apenas um dos maiores palangreiros do mundo, mas é também um dos mais eco-friendly já projetados.”