Puratos, Fundação Gol de Letra e SENAI formam 1ª turma de Padeiros e Confeiteiros

Puratos, Fundação Gol de Letra e SENAI formam 1ª turma de Padeiros e Confeiteiros

27.01.2017

Com a presença de Raí de Oliveira, patrono da Fundação Gol de Letra; Alexander Decoster, Diretor Geral da Puratos Brasil; Cristiana Ambiel, Diretora do Senai, realizou-se nesta quinta-feira, 26 de janeiro de 2017, a formatura da primeira turma do curso “Preparação Profissional para Panificação, Confeitaria e Chocolate”.

Onze alunos da zona norte de São Paulo, entre 17 e 21 anos e provenientes do Programa de Jovens da Fundação Gol de Letra, cumpriram carga horária de 828 horas, durante quase dois anos, recebendo conteúdo teórico nas áreas de panificação, confeitaria e chocolate.

Os estudantes também tiveram treinamento prático, executado nas plantas-piloto e laboratórios da Escola SENAI Horácio Augusto da Silveira, subsidiados pela Puratos e contaram com todo o know-how técnico e educacional do SENAI.

“O objetivo do projeto é levar formação às pessoas “em situação de vulnerabilidade e aumentar o número de profissionais qualificados no mercado, neste caso em panificação e confeitaria”, afirmou Alexander.

A forma como o programa foi estruturado visa potencializar as oportunidades de colocação no mercado de trabalho, ainda bastante carente de capacitação nessas áreas de atuação e, até mesmo, alavancar as oportunidades para o início de um pequeno negócio familiar.

“Para nós, é um orgulho e um reconhecimento ver estes jovens da Vila Albertina e região – onde desenvolvemos nossos projetos de educação integral em São Paulo – agora formados, com a técnica da produção de pães e doces, e capacitados a ingressar no mercado de trabalho”, diz Sóstenes Brasileiro, diretor geral da Fundação Gol de Letra.

Por que o projeto?

Duas importantes questões levam a Puratos a reforçar essa ação de responsabilidade social: primeiro, que a situação social faz com que nem todos tenham acesso a uma boa educação e, segundo, que o setor de panificação e confeitaria precisa de profissionais qualificados para suprir sua demanda.

“O nosso Projeto Social leva os alunos além da educação básica e dá formação prática e formal para iniciar uma carreira mais estruturada, inclusive buscando colocação profissional para os jovens que ora se formam”, afirma Dorival Gimenez, Gerente de Recursos Humanos da Puratos.

As ações desenvolvidas pela Puratos visam estimular principalmente o desenvolvimento das comunidades ligadas às suas atividades, incluindo o curso profissionalizante.

Alguns dos principais Projetos de Responsabilidade Social da Puratos no mundo começaram em 2014, com a instalação de uma Escola de Panificação na Índia, e em 2015 no Brasil, com cursos profissionalizantes para panificação e confeitaria.