Qualidade do ar impacta em saúde e segurança, diz OMEGA™

Qualidade do ar impacta em saúde e segurança, diz OMEGA™

26.01.2017

Monitoramento do ar é o primeiro passo para garantir salubridade

O monitoramento da qualidade do ar é fundamental para a saúde e também para atender exigências de legislação. O ambiente de trabalho pode ser afetado por gases ou partículas e, assim, colocar em risco a segurança de profissionais e a sustentabilidade da empresa.

O Medidor Portátil de Partículas de Poluição HHTP21, da OMEGA™, é ideal para monitorar a poluição por partículas em lojas, indústrias de queima de combustíveis fósseis, instalações petroquímicas, usinas termoelétricas, restaurantes, hospitais, instalações de mineração, refinarias de metal, comércio e edifícios públicos.

A inalação frequente de materiais particulados está ligada a uma série de problemas de sáude, incluindo tosse, chiado, função pulmonar reduzida, ataques cardíacos e de asma, até mesmo derrame ou morte precoce.

Por exemplo, partículas finas (2,5 micrômetros ou menores) são encontradas em usinas, processos industriais, saídas de escape de veículos, fogões a lenha e incêndios. Já as grossas (entre 2,5 e 10 micrómetros) provêm de operações de trituração e moagem, poeiras e algumas operações agrícolas.

Por isso, o Medidor Portátil HHTP21 (http://br.omega.com/pptst/HHTP21.html) pode ser uma solução prática e confiável para garantir a qualidade do ar. Além da matéria particulada fina e grossa, o equipamento mede a temperatura e a umidade, detecta o índice de salubridade, e faz a leitura do peso de particulas e compostos orgânicos voláteis.

O dispositivo dispõe de função de Armazenamento de Dados e de Mínimo/Máximo, leitores de LED de seis cores para Indicação da Qualidade do Ar em Bom/Moderado/Ruim e ponto de aviso pré-definido de campainha de alarme, memória de dados manual e função de leitura, entre outros.

A gestão de risco da qualidade do ar começa com o monitoramento e definição da situação de um ambiente. Para isso, o objetivo é garantir o cumprimento das normas de órgãos de controle ambiental (CETESB, FEPAM) ou verificar condições de sistemas de ventilação, ar condicionado e aquecimento, bem como para verificar questões de segurança no caso de condições extremas. 

Em todos os casos, a primeira medida a ser tomada é o monitoramento, para que os dados sejam coletados, analisados e interpretados. Assim que os problemas são identificados, as soluções podem ser implementadas. O último passo é o monitoramento constante, a fim de certificar-se da eficácia da solução.