Schaeffler expande portfólio de bombas d’água inteligentes

Schaeffler expande portfólio de bombas d’água inteligentes

02.10.2018

A Schaeffler  disponibiliza agora ao mercado brasileiro três bombas d’água comutáveis INA, destinadas aos veículos Volkswagen com motores 1.4 TSI, 1.6 e 2.0 TDI e os modelos Mercedes-Benz 180-220 CDI.  Os equipamentos permitem um controle mais preciso das taxas de fluxo do líquido de refrigeração em todo o circuito de resfriamento. Ao contrário das bombas mecânicas convencionais, uma bomba de água comutável fornece o líquido refrigerante apenas quando realmente necessário. O aquecimento do motor é reduzido, por exemplo, o que faz com que haja economia de energia e combustível, além de melhorar significativamente os valores das emissões.

O responsável por isso é o seu atuador elétrico, que adapta a capacidade de bombeamento para diferentes condições de operação do motor. A unidade de controle do motor envia um sinal ao atuador, baseado na temperatura atual do motor, para ativar ou desativar a função de desligamento. Uma placa de fechamento é então deslizada sobre os impulsores (nos motores VW 1.6/2.0 TDI, e motores Mercedes Benz 180-220 CDI) ou a polia da bomba de água é desacoplada (no motor VW 1.4 TSI), sendo que ambos controlam a capacidade de fluxo no sistema de resfriamento. Sem essas características operacionais, o resultado seria maior consumo de combustível e mais emissões de poluentes.

“Com as novas bombas d’água comutáveis, estamos ampliando nosso portfólio destinado ao mercado de reposição automotivo brasileiro. Hoje, são fornecidos no País 70 diferentes itens de bombas d’água mecânicas, comutáveis ?e elétricas da marca INA e o portfólio será ainda mais ampliado”, destaca Airton José do Prado, Gerente de Produtos Schaeffler América do Sul. Esses equipamentos que chegam agora ao Brasil já estão sendo comercializadas na Europa para um mercado potencial de 4 milhões de veículos.