Schneider Electric e AVEVA unificam as operações da Vale em Mariana e Itabira para melhorar a segurança e a sustentabilidade

Schneider Electric e AVEVA unificam as operações da Vale em Mariana e Itabira para melhorar a segurança e a sustentabilidade

23.08.2021

A Schneider Electric e  AVEVA  estão impulsionando a unificação das operações da Vale, uma das cinco maiores mineradoras do mundo, maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel, e que emprega globalmente mais de 170 mil colaboradores em 38 países.

A combinação de software, tecnologia e expertise no setor de mineração da AVEVA e da Schneider Electric proporcionou à Vale a capacidade de integrar, centralizar e monitorar remotamente as operações em seus complexos de Mariana e Itabira (MG). Estes complexos são os dois dos principais centros de produção de minério de ferro da Vale e, juntos, respondem por mais de 75% dos dados de produção das operações de mineradora em Minas Gerais.

Implementada, primariamente, para melhorar a segurança por meio de operações remotas, a digitalização é extremamente importante para a Vale impulsionar a eficiência e a sustentabilidade na operação. Por meio da parceria,  a Vale pôde unificar as operações em várias localidades e atualizar seu sistema antigo para uma plataforma capaz de controlar remotamente todas as diversas tecnologias que operam em cada instalação de mineração. As soluções de gerenciamento remoto permitiram que a Vale tenha menos profissionais em cada site, aumentando a segurança e reduzindo os gastos operacionais, ao mesmo tempo em que melhora significativamente a eficiência energética, contribuindo para as suas ações de sustentabilidade.

A Vale escolheu a AVEVA e a Schneider Electric pelo desempenho tecnológico, pela visibilidade oferecida pelas soluções, que proporcionam um nível extremamente alto de flexibilidade devido à sua natureza independente de fornecedor, o que torna mais fácil a integração de tecnologias distintas em múltiplos sites.

"Estamos constantemente buscando melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade, não apenas agora, mas também para o futuro", afirma Paulo Henrique Fontes Coura, líder sênior de Automação da Vale. "A Schneider Electric e a AVEVA tornaram-se parte integrante dessa jornada. Em vez de simplesmente oferecerem o software, eles nos trazem um serviço ponta a ponta completo e sob medida, e que nos ajuda a otimizar a cada passo. Isso incluiu treinamento, suporte e aconselhamento em toda a jornada."