Secretário Nacional da Pesca ressalta reestruturação do setor

Secretário Nacional da Pesca ressalta reestruturação do setor

22.05.2019

Levar o Brasil a ficar entre os cinco maiores produtores de pescados no mundo. Este é o principal objetivo do atual secretário Nacional de Aquicultura e Pesca - Jorge Seif Júnior – para o setor de aquicultura nos próximos anos. O plano foi revelado durante a cerimônia de abertura (15/05) da Aquishow Brasil, em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo.    

Atualmente, o Brasil ocupa apenas o 13° lugar no mundo entre os maiores produtores de pescados, mesmo sendo o país que dispõe de maior quantidade de recursos hídricos no planeta e contar com um extenso litoral. “Não é possível importarmos tanto peixe com tantas possibilidades de produzir o próprio pescado. É dinheiro e geração de empregos indo embora por falta de investimentos’, ressaltou o Secretário.

Durante o discurso, Jorge Seif afirmou ainda ter herdado uma secretaria com problemas. “Não tem fórmula mágica, pegamos uma estrutura que precisou ser reestruturada do zero”. Entre os principais entraves que o Secretário classifica como dificultadores ao desenvolvimento do setor, estão a falta de apoio do poder público ao longo de duas décadas e a demora na liberação de licenças ambientais. “São comuns casos em que o produtor está há mais de 10 anos aguardando uma licença”, completou o Secretário