Senai-SP inaugura sua primeira planta modelo da Indústria 4.0 na unidade de São Caetano do Sul

Senai-SP inaugura sua primeira planta modelo da Indústria 4.0 na unidade de São Caetano do Sul

24.08.2017

Referência de ensino na área de Mecatrônica, a nova unidade do Senai-SP em São Caetano do Sul também busca a excelência na de mão de obra especializada para lidar com os desafios da Quarta Revolução Industrial.

A Escola Senai Armando de Arruda Pereira, que será inaugurada nesta sexta-feira (25/8), às 9 horas, é a única escola do Sistema Senai de todo o país a ter uma planta modelo da Indústria 4.0. construída de modo colaborativo, em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), 20 empresas, 6 startups e 2 Institutos de Ensino. Ele se insere no conceito de "OpenLab", que possibilita às empresas testar tecnologias e aos alunos aprender, na prática, a manufatura avançada.

Também conta com o UpLab, espaço voltado para o desenvolvimento de Startups, e dezenas de oficinas e laboratórios que ampliarão o alcance desse centro de excelência em ensino profissionalizante.

Preparar o profissional da indústria do futuro – Antenado às mudanças do mundo atual, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) tem investido na modernização de suas unidades em todo o Estado para atender as demandas de uma indústria que acompanha a evolução em curso. Na nova escola de São Caetano do Sul o investimento foi de R$ 63,2 milhões.

"Considerada a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 lança mudanças significativas na forma de pensar das empresas, na busca por conhecimentos e estratégias de produção e vendas. Cada vez mais, as empresas precisam estar preparadas para conviver com tecnologias como inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, impressão 3D e biotecnologia", afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, Paulo Skaf.

No mês de abril, um dos mais renomados especialistas em Indústria 4.0 do mundo desembarcou pela primeira vez no Brasil, para discutir, na Fiesp, estratégias para a indústria na era digital. O guru do Marketing Digital é diretor do programa de gestão geral da Harvard Business School. Além de falar a empresários, autoridades e empreendedores, em evento da Fiesp, Sunil Gupta teve a oportunidade de conhecer a escola do Senai-SP em São Caetano do Sul.

Em sua visita, Gupta ficou impressionado com a planta da Indústria 4.0 e a maneira como a entidade lida com o tema. "O que vocês fazem aqui é realmente incrível. Vocês estão em contato com o que está acontecendo e treinando as pessoas do jeito certo", afirmou o especialista. Ele também disse que a educação prática, um dos pilares do ensino no Senai-SP, é o futuro da educação.

O caminho do emprego passa pela qualificação – Independentemente de como se chamará a quarta revolução industrial, essa nova fase do modo de produção se caracteriza pelo avanço da informatização da manufatura. As fábricas do futuro (e muitas do presente já trabalham assim) não terão centenas de operários na linha de produção. A automatização e o emprego de robôs serão cada vez mais comuns nesse novo contexto. A Internet das Coisas fará com que as máquinas "conversem" entre si, tomem decisões e minimizem os erros em escala jamais vista antes na história da produção industrial.

Com tantos avanços, como fica o futuro do emprego? – Desde o ano passado, a entidade oferece curso de pós-graduação em Indústria 4.0 na unidade de São Caetano do Sul. Ali, os alunos têm aulas práticas em uma planta construída de acordo com o conceito da indústria do futuro. E um dos objetivos é estar no centro da discussão desse processo de mudança que impactará não somente o modo de produção, mas o consumo e a organização do trabalho.

Serviço: Sexta no Senai - Inauguração da Escola Senai Armando de A. Pereira

Data: 25/8 - das 9 às 12 horas

Local: Rua Santo André, 680. Boa Vista. São Caetano do Sul-SP

Assessoria de Imprensa SESI-SP e SENAI-SP / FIESP

www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br