Sensor magnético de segurança da Schmersal monitora a posição de proteção móvel

Sensor magnético de segurança da Schmersal monitora a posição de proteção móvel

28.01.2021

A linha de sensores magnéticos de segurança BNS 36 da Schmersal foi desenvolvida para monitorar o posicionamento de proteções móveis como portas, tampas e janelas, com o objetivo de manter a máquina ou o equipamento desligado, ou seja, interromper as situações de perigo que o operador está exposto enquanto a porta de acesso estiver aberta.

Com grau de proteção IP 67 - que protege contra a entrada de partículas de água e sujeira no seu interior - e tipo de atuação magnética, ou seja, sem desgaste mecânico de contatos, a família de produtos BNS 36 tem maior vida útil e um ótimo desempenho em ambientes industriais.

Nacional, o sensor pode ser aplicado em diversos mercados, como alimentos e bebidas, têxtil, embalagem, metalúrgico, metal mecânica, automotivo, plástico, celulose, cerâmica e agricultura, além de ser muito utilizado em equipamentos de ferramentaria e por montadores de painéis.

Composto por um sensor magnético BNS 36 e um imã BPS 36 codificado, a atuação do sistema é protegida contra manipulação por meios simples, ou seja, o produto instalado não pode ser ativado com imã comum ou com ferramentas como chaves de fenda e pregos, por exemplo.

A condição de segurança conforme IEC 60947-5-3 dos sensores magnéticos da família BNS 36 é garantida por meio do monitoramento do sinal de status do dispositivo por meio de relés ou CLPs de segurança apropriados, como os modelos SRB e PSCBR, da Schmersal. Para garantir alta performance do sistema, deve monitorar máquinas ou equipamentos sem inércia e, assim, evitar riscos adicionais.