Setor automotivo levanta a bandeira do reúso

Setor automotivo levanta a bandeira do reúso

25.06.2019

O reúso de água é uma opção sustentável e que, além de ajudar na preservação dos recursos hídricos, pode apresentar inúmeras vantagens para as empresas.  A reutilização, inclusive, oferece uma redução de despesas considerável, principalmente para os grandes empreendimentos industriais e comerciais, que utilizam volumes expressivos de água diariamente em suas atividades.

Claro que não há uma regra geral que possa ser aplicada a todo o universo corporativo. Dependendo do projeto, o volume anual economizado poderá representar até 80% a 90% do consumo bruto do empreendimento, o que fará uma relevante e positiva diferença no orçamento após a adoção do reúso. Além disso, muitas empresas já trabalham o tema como uma questão estratégica e estão colhendo resultados extremamente positivos, como um maior engajamento dos colaboradores e o reconhecimento da sociedade.

“Observamos que muitos empreendedores vêm investindo em sistemas de reúso e, com isso, contribuem para a diminuição dos riscos de escassez hídrica, reduzindo o consumo de água de fontes nobres e proporcionando melhorias das condições do nosso meio ambiente, além de, obviamente, proporcionar benefícios financeiros aos negócios”, explica Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan. “Se cada empresa brasileira utilizar água de reúso em seus processos e operações, teremos uma redução no consumo de água potável, e, por consequência, poderá ser minimizado ou até eliminada a possibilidade de novas crises hídricas, como a que vivenciamos em anos anteriores”, reitera.