Solução da Veolia voltada para refinarias ajuda na produção de energia renovável

Solução da Veolia voltada para refinarias ajuda na produção de energia renovável

03.04.2018

Para atender as necessidades de separação de resíduos de refinarias e indústrias petroleiras, a Veolia Water Technologies usou de sua expertise para desenvolver uma solução que elimina o lodo das águas industriais a partir de um tratamento térmico. O incinerador de leito fluidizado Pyrofluid™ também propicia a reutilização de cinzas e a produção de energia renovável, uma vez que se aproveita o calor dos gases de combustão (sludge-to-energy).

O Pyrofluid™ oxida a matéria orgânica contida nos esgotos e opera a aproximadamente 900ºC, o que garante a incineração do lodo em questão de segundos. As substâncias recuperadas pela tecnologia (cinzas) podem ser utilizadas na produção de concreto e na construção de estradas. A solução tem baixo custo de manutenção, evita a emissão de odores e cumpre as mais rigorosas normas internacionais de emissão atmosférica.

Resistente a erosão e a corrosão, o Pyrofluid™ opera ininterruptamente, realiza a total destruição de agentes patogênicos e a mineralização total do lodo. A tecnologia trata o lodo do esgoto de plantas de capacidades de até 5 ton/matéria seca por hora. De acordo com Sérgio Hilsdorf, gerente de aplicações e processos da Veolia Water Technologies, o Pyrofluid™ inclui o tratamento dos gases como remoção de particulados e de poluentes ácidos, utilizando um processo seco ou úmido, de acordo com a capacidade de incineração de cada instalação.

O serviço pós-venda e as equipes de suporte da Veolia oferecem atendimento de alta qualidade e programas de manutenção preventiva e corretiva: auditorias, manutenção, renovação, entrega e substituição de consumíveis, peças sobressalentes e gerenciamento total da água.