Soluções integradas para marcação a laser em MDF geram economia e segurança à indústria

Soluções integradas para marcação a laser em MDF geram economia e segurança à indústria

13.09.2021

A marcação e a gravação a laser de dióxido de carbono de peças têm se destacado como opção recorrente no mercado. A tecnologia é caracterizada pelo alto desempenho e por servir a diversos segmentos industriais – afinal, é aplicável em borracha, plástico e vidro, entre outros tipos de materiais. Agora, uma solução recentemente apresentada se mostra eficiente na aplicação em placas de MDF, indispensável a várias cadeias produtivas.

O desenvolvimento dessa solução integrou projeto especial da Datec, um dos players no Brasil do setor de codificação industrial, inspeção de produtos, automação industrial e robótica. Trata-se de um conjunto de “soluções integradas”, conforme define o engenheiro mecânico Cristian Vidor, supervisor operacional da Datec. Tais soluções já estão sendo fornecidas, e há empresas que não só experimentaram como aprovaram a tecnologia, adianta o executivo.

“Essa tecnologia consiste em integração de máquinas de gravação a laser, por meio da qual uma única máquina de gravação a laser CO2 consegue gravar placas de MDF uma a uma, em um pallet”, informa o engenheiro. A aplicação em MDF é, ressalta Vidor, inovadora, porque as máquinas de gravação a laser não dispunham de condições técnicas suficientes – o que foi solucionado pelo projeto em questão, frisa o supervisor.