Sotreq desenvolve tecnologias que reduzem acidentes nas mineradoras

Sotreq desenvolve tecnologias que reduzem acidentes nas mineradoras

13.06.2017

A segurança dentro das mineradoras é uma das principais preocupações das organizações. Não à toa, muitas recorrem às inúmeras tecnologias existentes no mercado com o objetivo de diminuir os acidentes envolvendo pessoas, melhorar o processo de extração e elevar a eficiência das atividades desenvolvidas.

Focando nesses aspectos, a Sotreq, empresa com mais de 75 anos no mercado e provedora de soluções, produtos e sistemas Cat® no Brasil, tem investido em ferramentas que atuam restringindo o número de pessoas na mina e auxiliam na operação de equipamentos.

De acordo com Bruno Peixoto, gerente de tecnologia da unidade de mineração da Sotreq, a tecnologia pode trazer diversos benefícios para a operação de máquinas no ambiente de mineração. Um exemplo são os equipamentos autônomos, ou seja, que não precisam da presença de um operador e contam com sofisticado sistema de automação que permite a operação de forma totalmente automática.

“Outro bom exemplo são os equipamentos semiautônomos ou operados por controle remoto ou cabine remota. Nesses casos, todas as tarefas são realizadas à distância podendo estar na linha de visão do trabalhador (controle remoto) ou sendo executada por meio de um sistema de câmera que possibilita a visualização do local de trabalho, permitindo a operação da máquina a grandes distâncias (Cabine Remota)”, descreve Bruno Peixoto, gerente de tecnologia da unidade de mineração da Sotreq.

Atualmente, a Sotreq possui uma gama de soluções tecnológicas chamada Cat® MineStar™, sistema integrado de gestão de equipamentos móveis mais abrangente do mercado. Desenvolvido para atender qualquer tamanho e tipo de operação de mina, é composto por várias soluções configuráveis. Esse programa é dividido em cinco módulos: Detect, Terrain, Health, Flet e Command.

Conhecendo os Módulos MineStar

Detect

O Detect aprimora a percepção do operador sobre o ambiente em torno do equipamento, eliminando possíveis riscos de acidentes com outros veículos ou equipamentos. Integram o mesmo grupo:

  • Vision (conta com sistema de câmeras que favorecem a visualização de todo o ambiente ao redor do equipamento, emitindo um alerta sonoro e visual caso exista algum risco de proximidade com veículos ou outros equipamentos);
  • Object Detection (o sistema trabalha com radares e câmeras que identificam a aproximação de qualquer veículo ou equipamento);
  • Personnel (identifica a presença de pessoas próximas ao equipamento). Existe, ainda, o DSS (Driver Safety System), sistema que identifica sinais de fadiga no operador de máquinas evitando acidentes por meio de alertas em tempo real na cabine do operador e na sala de controle.

Terrain

Assessora em diversas atividades que vão desde o planejamento até o controle de minérios, contribuindo para a redução do retrabalho. Ele é segmentado em três versões:

  • Terrain for Drilling: Orienta com precisão o operador, gerando relatórios sobre a produtividade da perfuratriz, além de permitir a supervisão remota em tempo real da atividade de perfuração e da programação da malha de furos;
  • Terrain for Grading: Assegura a execução precisa do plano de projeto e permite práticas de operação seguras. O recurso pode ser utilizado em diversas máquinas e em numerosas aplicações, desde laminação até recuperação, sempre como um auxílio para tornar a mineração mais segura e produtiva;
  • Terrain for Loading: Fornece informações precisas sobre cada carga carregada, o que ajuda os operadores a mover a quantidade certa de material em cada passe. A segurança, a produtividade e a eficiência sofrem impactos positivos e o plano de projeto da mina é executado com precisão, pois permite ao operador identificar o tipo de material (estéril ou minério), da frente de lavra.

Health

Permite monitoramento on line de condições e operações da frota. A ferramenta dispõe de diversos relatórios que utilizam a informação disponível no VIMS (Vital Information Management System). Esse sistema reduz custos e eleva a disponibilidade do equipamento. Outra vantagem é que conta com gráficos para acompanhamento dos diferentes componentes da máquina (motor, propulsor, conversor de torque, entre outros), além de ter um sistema mais robusto que une tecnologia de ponta, empregando avançados algoritmos para identificar tendências de falhas.

Fleet

É uma ferramenta de despacho eletrônico que também possui avançados algoritmos para o gerenciamento da frota, das designações e da produtividade em tempo real dando uma visão geral dos ativos da operação em qualquer lugar. O Fleet é totalmente adaptado a qualquer equipamento e tem um histórico de sucesso em minas no Brasil.

Command

Sistemas de controle de equipamentos de mineração através de controle remoto, semiautônomos e autônomos, melhorando a segurança do operador, disponibilidade do equipamento e a produtividade da mina.  Existem diferentes níveis: o primeiro é o de controle remoto que requer um operador na linha de visão do equipamento para executar a operação do mesmo; o segundo é a cabine remota, que permite a operação de um equipamento a partir do escritório por meio de câmeras de alta definição. O terceiro é o semiautônomo que permite a operação de mais de um equipamento por meio de uma cabine remota de operação. E finalmente a operação de caminhões fora de estrada de forma totalmente Autônoma, sem a presença de operadores.

“Vivemos uma revolução digitalTemos investido, juntamente com a Caterpillar, em tecnologia de ponta e estamos trazendo ao mercado brasileiro com o intuito de aumentar a segurança e melhorar a eficiência. Hoje, essas soluções proporcionam um ganho em produtividade de até 30% nas mineradoras”, descreve o gerente de tecnologia da Sotreq.

De acordo com Peixoto, as soluções podem ser empregadas em equipamentos novos ou em operação. “A Sotreq conta com a equipe para auxiliar o cliente em todo o processo que vai desde a instalação e comissionamento até a consultoria para a aplicação da tecnologia e, consequentemente, o suporte constante, seja com peças e serviços. Para isso, contamos com técnicos certificados com a fábrica”, conclui.