Trufer amplia sustentabilidade

Trufer amplia sustentabilidade

01.08.2018

A Trufer relata ganhos em sustentabilidade e economia desde que começou a utilizar desengraxante à base de água na limpeza de suas máquinas de grande porte, como escavadeiras, retroescavadeiras, empilhadeiras e guindastes. Os equipamentos usados na remoção e transporte de sucata pela empresa são limpos atualmente com o desengraxante ecologicamente correto Quimatic ED SOLV, da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic. A solução foi escolhida por oferecer alto poder de desengraxe, ser biodegradável e não manchar ou oxidar as superfícies metálicas.

"Além de agora trabalharmos de forma mais sustentável na limpeza das máquinas, o custo com o descarte de resíduos diminuiu consideravelmente devido ao uso do produto", informa Hugo Barros, engenheiro ambiental da Trufer.

De acordo com o profissional, após separar os resíduos gerados através de um sistema combinado de filtros e caixas separadoras, o óleo usado é armazenado em tanques estanques e, posteriormente, direcionado para o rerrefino. Assim, o que resta do desengraxante biodegradável pode ser descartado com segurança em rede comum de esgoto.A empresa também reduziu custos, já que devido ao desengraxe ecologicamente correto não precisa mais providenciar alguns documentos e testes para as principais reguladoras ambientais, justamente pelo fato do produto ser biodegradável e os resíduos serem reaproveitados.

O desengraxante Quimatic ED SOLV é utilizado para lavar cerca de 40 máquinas da linha amarela da Trufer, distribuídas nas unidades da empresa no país: a matriz em Diadema (SP) e as filiais em Taubaté (SP), Sumaré (SP), Resende (RJ), Contagem (MG) e São José dos Pinhais (PR). Como estes equipamentos precisam girar até 360 graus durante a movimentação de sucatas, recebem muita graxa nos giros e eixos e acabam acumulando um alto volume de particulados de metal até a hora da limpeza. Não inflamável e sem metais pesados em sua fórmula, o desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV executa a tarefa com eficácia por conter na fórmula o aditivo ED, de Extremo Desengraxe. O produto também se destaca por ser indicado para todos os tipos de metal e possuir odor cítrico leve que não incomoda os operadores.

"Ter nosso produto presente em uma empresa altamente comprometida com o meio ambiente, como é o caso da Trufer, é motivo de grande satisfação e incentivo", enfatiza Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic. "Nossa meta é sempre a de desenvolver produtos cada vez mais ecologicamente corretos para o uso industrial."