TÜV Rheinland e Unisinos lançam curso de especialização em segurança de máquinas e normativas técnicas

TÜV Rheinland e Unisinos lançam curso de especialização em segurança de máquinas e normativas técnicas

05.03.2018

TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, é parceira da Unisinos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos) no curso de especialização lato sensu em Segurança de Máquinas e Normativas Técnicas, que acaba de ser criado. O curso tem carga horária de 360 horas e será realizado no campus da universidade, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A especialização, cujas aulas estão previstas para começar em abril deste ano, é direcionada a engenheiros que atuam com projetos de máquinas e processos, de acordo com requisitos nacionais e internacionais, além dos profissionais que trabalham na adequação de máquinas, conforme determinações da NR-12 e normas relacionadas, como a ISO 13849.

Os quesitos técnicos do currículo do curso foram definidos e ordenados pela TÜV Rheinland, seguindo uma lógica para a melhor compreensão dos alunos. “Estruturamos a especialização de uma forma ordenada em que os estudantes aprendam da melhor forma como projetar ou adequar máquinas seguras, conforme as normativas técnicas vigentes”, explica o gerente técnico da área de Máquinas da TÜV Rheinland, Robynson Molinari.

A empresa possui sólida experiência nacional e internacional em questões que se referem à segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, o que garante uma cadeia produtiva segura e eficiente. A TÜV Rheinland desenvolveu soluções completas relacionadas à aplicação da NR-12 e normas relacionadas, para que empresas fabricantes, importadores e usuários finais estejam sempre alinhados às exigências técnicas e legais.

“Através do curso será possível disseminar ainda mais os conceitos em favor da conformidade com as normas. Isso representa maior competitividade ao setor, pois confere segurança aos envolvidos com máquinas e equipamentos; segurança jurídica; maior produtividade e aumento de disponibilidade e vida útil do equipamento; redução de incidências de acidentes do trabalho, bem como diminuição de custos indiretos por acidentes”, explica Molinari.

Para ele, o tema seguranças de máquinas é de suma importância para a sociedade, em função da grande quantidade de acidentes de trabalho registrados no País. “Um dos pilares da TÜV Rheinland é promover a segurança para produtos e para as pessoas. O Brasil está avançando rapidamente com a temática e evoluiu muito com a publicação da NR-12 no final de 2010, incluindo revisões e notas técnicas publicadas desde então. Para se ter uma ideia da evolução, já estamos alinhados tecnicamente com os conceitos utilizados na Europa”, destaca Molinari.

A especialização amplia a parceria da TÜV Rheinland com a Unisinos, que atualmente já desenvolve projetos juntamente com a matriz, na Alemanha. Além da parceria com a TÜV Rheinland, a especialização conta com os parceiros da itt FUSE, Bosch Rexroth, Siemens, Manualtech, Prensas Schuler, Roka Engenharia, Sick e Festo.