Vibra e Brasil BioFuels (BBF) celebram contrato de compra e venda de diesel verde

Vibra e Brasil BioFuels (BBF) celebram contrato de compra e venda de diesel verde

25.11.2021

A Vibra e a Brasil BioFuels (BBF) anunciam, nesta terça-feira (23/11), que celebraram contrato de compra e venda de diesel verde, também conhecido como HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado - Hydrotreated Vegetable Oil).

O produto será fornecido a partir da primeira refinaria verde a ser implantada no Brasil para produção de HVO. A planta ficará localizada na Zona Franca de Manaus e a primeira fase do projeto está prevista para entrar em operação em janeiro de 2025 e contará com investimentos industriais a serem realizados pela BBF da ordem de R$ 1,8 bilhão.

O principal objetivo dessa união é potencializar a descarbonização da economia e ampliar o desenvolvimento da Região Amazônica, de acordo com os objetivos da Vibra de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis.

A futura refinaria terá capacidade de produzir 500 milhões de litros de diesel verde por ano e encontra-se em um ponto estratégico para a distribuição em toda a Região Norte do país, podendo ainda direcionar o produto para outras regiões do país e até para exportação. A Vibra atuará como offtaker exclusivo da produção e se valerá da sua robusta infraestrutura, capilaridade de distribuição e força comercial para oferecer o produto aos seus clientes que estão em busca de soluções sustentáveis.

A implantação da refinaria verde pela BBF segue o plano de verticalização agrícola da empresa, operando desde o plantio da palma em áreas degradadas, passando pela produção do óleo vegetal e chegando até a manufatura do biocombustível. Até 2026, mais de 120 mil hectares de palma serão plantados nas regiões delimitadas no Zoneamento Agroecológico da palma, garantindo matéria-prima para o projeto.

"Estamos muito felizes com essa parceria e com o simbolismo do projeto ser na Região Amazônica. Além de estar totalmente alinhada à agenda ESG da Vibra, ela reforça nosso posicionamento como a melhor alternativa para apoiar a transição energética dos nossos clientes. Vamos juntos desenvolver o mercado de diesel renovável no Brasil e contribuir ainda mais para a descarbonização da nossa matriz energética", afirma Wilson Ferreira Jr., CEO da Vibra.

"Esse Projeto é a concretização de um sonho desde quando registrei o Contrato Social da BBF em março de 2008. Juntos iremos substituir o diesel fóssil na Região Amazônica", ressalta Milton Steagall, CEO da BBF.