Wortex firma parceria com a Ginga.Fc e ajuda comunidade do Pará com trabalho de reciclagem de garrafas PET

Wortex firma parceria com a Ginga.Fc e ajuda comunidade do Pará com trabalho de reciclagem de garrafas PET

04.07.2017

São Paulo, julho de 2017 – O futebol sempre esteve presente em várias comunidades carentes do país e muitas delas tentam usar a reciclagem como alternativa de trabalho. A união de forças da Wortex Máquinas, fabricante de equipamentos para a indústria plástica, e do movimento colaborativo Ginga.Fc, pôde colocar estas duas atividades em conjunto e possibilitou levar uma iniciativa inovadora para Suruacá, comunidade ribeirinha localizada na margem do Rio Tapajós, no Pará.

A ação faz parte do projeto “Futebol No Tapajós”, uma iniciativa experimental da Ginga.Fc, e que engloba atividades ligadas ao futebol, à sustentabilidade, ao turismo, à moda e às artes plásticas. Segundo os organizadores Felipe Rigollizzo e Felipe Oliveira a ideia surgiu depois que eles visitaram diversas comunidades da região oeste no Pará para “viver e documentar diversas experiências em torno do futebol e da sustentabilidade”. A partir daí inúmeras atividades foram sendo desenvolvidas e que tinham como objetivo final realizar uma grande benfeitoria esportiva para Suruacá, comunidade característica por seu povo alegre, hospitaleiro e amante do futebol. No mês de junho, foi oficializada a entrega e realização da benfeitoria para a comunidade.

“O trabalho com moda sustentável foi a atividade principal para gerar receita para o projeto. Foram desenvolvidos três modelos de camisetas ecológicas produzidas com malhas PET e que, com o dinheiro das vendas, nos possibilitou investir na melhoria de condições do campo de futebol da escola e entregar diversos materiais esportivos para a comunidade. Foi um grande multirão”, comemora Felipe Rigolizzo.

A parceria firmada com a Wortex viabilizou a aquisição e entrega de uma máquina filetadora de garrafas PET que, a partir do seu uso, possibilitou que as redes do gol do campinho fossem substituídas por fios de PET. “Cada garrafa é capaz de produzir 40 metros de fio”, esclarece Felipe Oliveira.

A Wortex foi responsável por parte do investimento financeiro dessa máquina filetadora, doada para a comunidade e que também pode ser utilizada para outras atividades, como produção de vassouras e substituir os barbantes para amarrar as palhas usadas como telhados.

Em breve, será divulgado um web documentário sobre o projeto nos canais da Ginga.Fc.