Yaskawa lança no Brasil o seu robô colaborativo MOTOMAN HC10

Yaskawa lança no Brasil o  seu robô colaborativo MOTOMAN HC10

06.09.2017

Empresa na fabricação de robôs, com mais de 380.000 unidades  instaladas em todo o mundo, a Yaskawa apresentou ao mercado internacional o   mais novo membro da família, o robô colaborativo MOTOMAN HC10 no primeiro semestre deste ano. Desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, a novidade será apresentada no Brasil, em setembro, durante a Intermach 2017 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, em Joinville, Santa Catarina.

Trata-se do robô colaborativo HC10 destinado a automação industrial. “O MOTOMAN HC10 além de ser um robô industrial, de alta durabilidade, também é um robô colaborativo, dentre suas características podemos destacar sensores de torque redundantes em cada um dos seus seis eixos e o seu design que não permite pontos de esmagamentos tornando-o confiável e apto para trabalhar de maneira segura lado a lado com os seres humanos”, argumenta Icaru Sakuyoshi, diretor da empresa. As utilidades, como mangueiras para ar comprimido, cabos de rede e cabos diversos, passam por dentro do braço do robô, aumentando a segurança, reduzindo os riscos de interferência com outros equipamentos.

Altamente configurável, o MOTOMAN HC10 trabalha com uma carga útil de 10 kg e um raio de alcance de 1.200 mm, podendo realizar uma ampla gama de tarefas de manuseio de materiais. Entre as vantagens do seu uso, destacam-se a redução de layout na fábrica e melhoria significativa nas condições ergonômicas do trabalhador, evitando acidentes de trabalho e possíveis doenças que ele possa contrair devido à realização de tarefas repetitivas ininterruptas.

Outra vantagem conferida pelo robô MOTOMAN HC10 é o fato de ser controlado pelo novo YRC1000 (controlador Yaskawa compacto e de alto desempenho), construído segundo um padrão global, dispensando a necessidade de um transformador para tensões de entrada que variam de 380VAC a 480VAC. O YRC1000 é altamente compacto (598 L x 490 A x 427 C mm), ocupando espaços bem reduzidos. Sua velocidade de comunicação de E / S evoluiu em até 50%, resultando em melhor eficiência do trabalho. Seu único cabo de controlador para robô proporciona maior confiabilidade ao mesmo. Além do mais, seu design favorece a ergonomia, tornando-o mais leve.

O robô colaborativo MOTOMAN HC10 utiliza o software Easy Teach, facilitando ao usuário guiar manualmente o robô e até mesmo conduzi-lo a novos caminhos, através  do programa. Desta forma, ele pode ser implementado rapidamente a uma nova planta, ou ainda realocado, diminuindo o tempo de inatividade do sistema e aumentando o retorno do investimento. Quer seja velocidade máxima ou velocidade colaborativa, os tempos de ciclo são otimizados com base em avaliações de risco e requisitos de processo.

Importante ressaltar que a Yaskawa Motoman Brasil é uma empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para auxiliar na escolha e definição dos robôs adequados para a necessidade dos processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.