Com operação simples, Batente Ótico de Segurança da Schmersal atende categoria de segurança 4

Com operação simples, Batente Ótico de Segurança da Schmersal atende categoria de segurança 4

22.08.2017

Multinacional alemã de sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal tem em seu portfólio o Batente Ótico de Segurança, dispositivo de proteção sensível à pressão de contato e indicado para proteger portas automáticas e máquinas com conjunto em movimento, evitando riscos de esmagamento e contusões.

Murilo Moraes, coordenador de produtos da Schmersal, explica que a deformação do perfil de borracha no Batente de Segurança é monitorada. “O coração do sistema é a falha segura do emissor e do receptor montados nos extremos do perfil de borracha. A deformação do perfil enfraquece ou interrompe o sinal infravermelho entre o emissor e o receptor. Um controlador separado promove a falha segura do sinal infravermelho, fazendo com que o movimento de risco seja parado pela abertura do circuito de segurança”, acrescenta. O Sistema da Schmersal atende plenamente os requisitos da categoria de segurança 4.

O Batente de Segurança consiste em um perfil de alumínio, um de borracha e sensores internos, emissor e receptor. Sua montagem é simples e rápida e não há necessidade de qualquer pré-montagem ou uso de adesivos. O batente da Schmersal pode facilmente ser feito sob medida e o usuário tem a flexibilidade de planejar seu projeto no momento da fixação.

A solução pode ser aplicada para proteção em qualquer ponto de esmagamento ou corte, como portas automáticas, plataformas elevatórias, prateleiras móveis de estoque, mesas de processos operacionais, elevadores de carga e equipamentos do tipo portas industriais.

Diferentes perfis de borracha estão disponíveis para distintos tipos de aplicação. Os danificados podem ser rapidamente substituídos, sendo que o batente de segurança com o perfil de borracha danificado ainda assegura o desligamento quando o feixe de luz é interrompido.

Para mais informações sobre o Batente Ótico de Segurança acesse www.schmersal.com.br/produtos/seguranca/produto/action/detail/product/batente-de-seguranca.