Danfoss lança válvula de regulagem 3 em 1 para controle transcrítico

Danfoss lança válvula de regulagem 3 em 1 para controle transcrítico

18.04.2016

Danfoss expande a linha de válvula de regulagem elétrica CCMT com uma nova solução integrada para aplicações de CO2 transcríticas para o mercado de varejo de alimentos.

Projetada para controlar pressões transcríticas de até 140 bar (1.740 psi), bem como o controle secundário de gás de até 90 bar (1160 psi), a válvula CCMT CO2 está agora disponível para aplicações de grandes capacidades.  A válvula de regulagem elétrica CCMT nos tamanhos 16, 24, 30 e 42 oferece solução integrada com válvula, transmissor e filtro compilados em uma única unidade, adequada para aplicações acima de 100 kW.

A válvula integrada pode ser facilmente desmontada e permite manutenção rápida de todos os componentes, de modo a nunca comprometer a segurança dos alimentos na operação diária.  A extensão do portfólio de produtos da CCMT permite um melhor domínio no controle transcrítico de média e alta pressão pelo controle secundário. 

As válvulas de regulagem elétrica do sistema de refrigeração são componentes essenciais para garantir uma operação contínua e segura do sistema de refrigeração. Um dos componentes cruciais em aplicações de CO2 é a válvula de regulagem elétrica transcrítica que garante um funcionamento otimizado sob temperatura ambiente variável e condições de recuperação de calor. Outro componente é a válvula de controle secundária de gás que é usada para manter uma pressão ideal na linha de líquido.

Evitar vazamentos e reduzir a complexidade

Estudos mostram que os índices de vazamento de refrigerantes (não apenas CO2, mas para todos os refrigerantes) no varejo de alimentos somam mais de 10% devido à complexidade das instalações. Devido ao baixo potencial de aquecimento global apresentado pelo CO2, a principal preocupação de impacto climático causado pelo vazamento de refrigerante foi reduzida, mas o custo adicional para reposição de refrigerantes continua sendo um problema.

Por esse motivo, os especialistas de aplicação embarcaram em uma pesquisa para buscar soluções pioneiras que reduzam os vazamentos. Para isso, uma forma eficiente é reduzir o número de componentes do sistema. Quando vários componentes estão integrados em uma unidade, o número de soldas e outras conexões é limitado e o risco de vazamento de refrigerantes será consequentemente reduzido. Este é, por exemplo, o caso com a nova válvula de expansão secundária de gás transcrítico CCMT CO2 da Danfoss, que integra válvula, transmissor e filtro em uma unidade, eliminando a necessidade de várias conexões e reduzindo o risco de vazamentos.